É hora de conhecer seu bairro

Fonte: Jornal da Tarde

Até setembro, Galeria Olido exibe documentários sobre regiões de SP

Ivy Farias, ivy.farias@grupoestado.com.br

São Paulo tem 453 anos, mais de 18 milhões de habitantes, 1.500 bairros e muitas histórias sobre sua geografia, cidadãos e costumes. Algumas delas, sobre os bairros da Cidade, foram transformadas em documentários em um concurso cultural promovido pelas secretarias municipais da Educação e da Cultura e serão exibidas a partir de hoje na Galeria Olido, no Centro. A entrada é gratuita.

A primeira parte da mostra do projeto Documentários de São Paulo terá 16 vídeos, todos com 26 minutos de duração. Eles também serão exibidos na TV Futura e em escolas. 'Nossa intenção é que todo mundo possa ver', acredita José Roberto Sadek, secretário adjunto de Cultura. O projeto teve mais de 250 inscrições, mas apenas 26 foram escolhidos por uma comissão independente. Para concorrer, era necessário ter um pesquisador envolvido e uma boa história para contar, devidamente aprovados pela comissão independente. Os aprovados receberam R$ 85 mil cada para a realização do curta.

'Não conheço outra cidade que tenha mapeado as histórias dos bairros em vídeo', pontua Sadek.Todos os filmes serão distribuídos para centros culturais e também para bibliotecas.

A diretora Marta Nehring leu o livro Brás, sotaques e desmemórias, de Lourenço Diaféria, para sua tese de doutorado. A proposta das secretarias foi a oportunidade perfeita para que ela pudesse adaptar a obra à tela grande. 'Como São Paulo é uma cidade muito grande e é praticamente impossível conhecê-la por inteiro, a iniciativa de mostrá-la aos paulistanos é ótima', comemora a jovem diretora.

(SERVIÇO)
Mostra Documentários dos Bairros de São Paulo. De hoje a 2/9 no Cine Olido Av. São João, 473 , Centro. Informações: 3331-8399. Grátis