Cultura popular ganha biblioteca especializada

Fonte: Jornal da Tarde

Acervo fica no bairro de Santo Amaro

GEORGIA NICOLAU, georgia.nicolau@grupoestado.com.br

Com show do grupo A Barca, conhecido por suas intensas pesquisas de ritmos regionais nacionais, a Biblioteca Belmont, no bairro de Santo Amaro, inaugura hoje sua Biblioteca Temática de Cultura Popular, com 400 novos títulos sobre o tema, que serão somados ao seu acervo geral de 64 mil.

A ação faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de construir bibliotecas destinadas a temas específicos na Cidade. Ano passado, a Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, foi a primeira, recebendo livros e eventos relacionados à poesia. Os próximos temas serão: música, contos de fadas, arquitetura e urbanismo, meio ambiente, cinema e ciências.

O prédio foi reformado e recebeu nova decoração e projeto paisagístico. A curadora do acervo, Marina de Mello e Souza, especialista em cultura afro-brasileira, misturou grandes nomes como Mário de Andrade e Câmara Cascudo, e outros contemporâneos como Claudio Rodrigues Brandão e Lelia Coelho Frota. De acordo com a curadora, os livros foram divididos em blocos. “Ela tem uma parte que é mais de reflexão, das interpretações sobre essas manifestações. Outra vertente são os trabalhos mais de pesquisa de campo, documentação de folguedos, letras de música, técnicas tradicionais “, explicou.

Existe uma parte ainda destinada à literatura infanto-juvenil, ponto forte também do acervo geral da Biblioteca Belmont.

Mesmo sendo a maior cidade e a sede da maior universidade do País, é a primeira vez que São Paulo recebe uma iniciativa voltada à cultura popular. “No Rio de Janeiro, existe o Museu de Folclore e a biblioteca Amadeu Amaral, que é a mais completa da América Latina na área. Em São Paulo, o interessado tem que ir pulando de biblioteca em biblioteca”, contou Marina.

Para a curadora, porém, é só o começo. “É um embrião. A Prefeitura tem de continuar alimentando.”

O espaço contará ainda com oficinas e eventos temáticos. Entre os que já estão programados, destaque para o projeto Batuques do Sudeste. Coordenado pela Associação Cultural Cachuera!, busca priorizar uma das vertentes menos conhecidas das festas negras de estados da região sudeste: os batuques de terreiro. “Essas formas de expressão ocupavam os momentos de folga das comunidades de escravos das áreas rurais”, explica Paulo Dias, curador das oficinas.

À frente da Associação desde sua fundação, em 1998, Dias defende que, para disseminar a cultura popular de forma efetiva, é necessária uma abordagem educativa que não se limite ao plano da imagem e do espetáculo. “É preciso contextualizar manifestações de dança, música e poesia populares, e isso só é possível a partir da convivência com seus legítimos produtores”, comenta ele.

(SERVIÇO)Biblioteca Belmonte.
Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro.
Telefone: 5687-0408. Show da banda A Barca.
Hoje, 15h. Auditório da Biblioteca. Grátis