"Forasteiros" buscam imagem da megalópole

Fonte: Folha de S. Paulo

Diretores do Rio de Janeiro e de Brasília adotam São Paulo temporariamente para filmar suas tramas mais urbanas

Vida noturna e diversidade de tipos na região central da cidade são aspectos que conquistam o interesse dos cineastas "estrangeiros"

DA REPORTAGEM LOCAL

Tarde da noite, perto da área conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, o cineasta brasiliense José Eduardo Belmonte queria seguir filmando cenas de seu longa "Meu Mundo em Perigo", quando ouviu do assistente paulista o alerta: "Aqui está complicado!". Cifrado demais.
Belmonte pensou tratar-se de um comentário sobre o andamento da cena e retrucou: "É que você está colocando muita energia. Aja como se isso não tivesse importância alguma".
De volta a Brasília, onde conclui atualmente a montagem de "Meu Mundo em Perigo", o diretor se diverte lembrando do episódio acima e de seu desfecho sem dramas: "A ignorância dá muita sorte e coragem. Filmei sem esquema de segurança algum em locais que só depois descobri que eram perigosos".

"Anciã"
"Tecnicamente paulista", uma vez que nasceu em São Paulo e foi criado em Brasília, Belmonte afirma que sempre teve "certo fascínio pela cidade, por sua mistura do novo e do velho, e por ela ser uma anciã, comparada com Brasília".
A trama de "Meu Mundo em Perigo", um melodrama sobre pais e filhos envolvidos com vícios e crimes involuntários, "era um projeto urbano", diz Belmonte, explicando sua escolha por São Paulo: "Era importante para a história ter esse caos de metrópole".
O próximo filme do diretor de "A Concepção" também será rodado em São Paulo, entre o fim deste ano e o início do próximo. "Se Nada Mais Der Certo" tratará de jovens que saem de Brasília em busca de um emprego (que não seja no funcionalismo público) em São Paulo. Como o título indica, as coisas não sairão exatamente bem.
A experiência do primeiro longa feito em São Paulo neste ano será útil para driblar os perigos da cidade na próxima vez, aposta Belmonte.
Carioca "obcecado por São Paulo", Mauro Mendonça Filho pretende rodar no início de 2008 na cidade o longa "No Retrovisor", a partir da peça homônima de Marcelo Rubens Paiva que ele dirigiu no teatro.
São Paulo torna-se personagem de "No Retrovisor" quando dois amigos relembram a juventude vivida na cidade, nos 80. "Ao abordar esse passado, a cidade representa certo conceito que havia na época-o de afirmação de um sujeito urbano", diz Mendonça Filho.

"Linha de Passe"
Os cariocas Walter Salles e Daniela Thomas também tratarão São Paulo como um elemento dramatúrgico do longa "Linha de Passe", que será rodado nos próximos dois meses.
Salles e Thomas dirigiram juntos "O Primeiro Dia", que se passa no Rio, e "Terra Estrangeira", filmado em São Paulo.
O fato de ser "uma cidade em constante construção e redefinição"é o que torna São Paulo mais atraente para ser filmada, afirma Salles. A maior dificuldade que a metrópole impõe a quem se lança à tarefa, na opinião do cineasta, é "o fato de ela ser dificilmente definível".
(SILVANA ARANTES)