Casa bandeirista vira cartão-postal

Fonte: Folha De São Paulo

Empreendimento comercial aposta no patrimônio histórico como nova atração no Itaim

DA REPORTAGEM LOCAL

No início de 2008, a venda de um terreno na avenida Brigadeiro Faria Lima (zona oeste) movimentou o mercado imobiliário. O grupo Victor Malzoni, a construtora Company e a Brascan Residential Properties adquiriram os 19 mil m2 por cerca de R$ 700 milhões.
Holofotes nos valores da negociação, pouco se falou sobre o patrimônio histórico ali construído: o sítio Itaim, do século 19. O projeto de construção comercial no terreno está vinculado ao restauro dessa casa bandeirista -estilo arquitetônico tipicamente paulista feito de taipa de pilão.
Para José de Albuquerque, diretor de incorporação da Company, a casa restaurada deve valorizar as salas corporativas. "Passará a ser um cartão-postal da cidade", acredita.
A casa ganhará destaque com 2.000 m2 livres ao seu redor, além de uma passagem entre a rua Iguatemi -onde está a frente do imóvel- e a avenida Brigadeiro Faria Lima.
A reforma será custeada pelos incorporadores e seu projeto será feito pela arquiteta e restauradora Helena Saia.
"Pode-se mostrar ali que havia navegação pelo [rio] Pinheiros, mostrar que antes do café tinha uma produção de chá, manter o processo construtivo regional [taipa de pilão]", comenta a arquiteta.
A destinação final do sítio não foi determinada, mas os incorporadores asseguram que será de acesso público e cogitam dar fins culturais.
Sobre a parte comercial do empreendimento, a previsão é a de que as vendas comecem no início de 2009 e a entrega aconteça em 2012.