Restaurado, "S.Bernardo" é exibido hoje em São Paulo

Fonte: Folha De São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha e o Cine Bombril promovem hoje, às 20h, uma sessão gratuita do filme "S. Bernardo" (1972), dirigido por Leon Hirszman (1938-1987).
Após a exibição, haverá um debate com o ator e protagonista do filme, Othon Bastos, o diretor de fotografia Lauro Escorel e o crítico Ismail Xavier, com mediação do crítico da Folha Sérgio Rizzo.
As senhas poderão ser retiradas a partir das 19h na bilheteria do cinema (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11/3285-3696).
"S.Bernardo" também está sendo lançado em DVD (Videofilmes; R$ 55), em uma caixa que inclui os curtas "Maioria Absoluta" (1964) e "Cantos de Trabalho" (1975), além de extras. Até 2010 serão lançadas mais duas caixas com filmes do diretor, com produções como "A Falecida" (1965) e "Imagens do Inconsciente" (1983/1986).
O lançamento faz parte do projeto Restauro Digital da Obra de Leon Hirszman, que tem o apoio do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira, produção da Cinefilmes e patrocínio da Petrobras. Carlos Augusto Calil, Lauro e Eduardo Escorel são os curadores e responsáveis pelo projeto, com acompanhamento de Maria e João Pedro Hirszman, filhos do cineasta.

Cinema novo
Baseado no romance de Graciliano Ramos (1892-1953) e com música de Caetano Veloso, o drama estrelado por Othon Bastos e Isabel Ribeiro conta a história de Paulo Honório, caixeiro-viajante obcecado em arrancar a fazenda São Bernardo das mãos de seu dono.
Quando atinge seu objetivo, Honório faz o local prosperar, mas torna-se cada vez mais temido pelos funcionários e vizinhos. Quando se casa com a professora Madalena, passa a viver dentro de um clima de ciúme obsessivo.
Um dos clássicos do cinema novo, "S.Bernardo" teve problemas com a censura e foi retido sete vezes, o que contribuiu para a falência da produtora Saga, da qual Hirszman era um dos sócios. Foi ainda premiado em Gramado (ator e fotografia) e exibido nos festivais de Cannes e Berlim.