Mostra traz nova safra do cinema italiano ao país

Fonte: Folha De São Paulo

Serão exibidos longas premiados no Festival de Veneza deste ano, como "Il Papà di Giovanna" e "Almoço em Agosto"

Haverá homenagem ao diretor Dino Risi, morto em julho, com a exibição da versão restaurada de "Os Monstros", clássico de 63

FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O "deserto criativo" pelo qual passou o cinema italiano nos anos 80 começa a virar mar. A imagem da aridez cinematográfica é do italiano Silvio Orlando, 51, prêmio de melhor ator no Festival de Veneza deste ano, com "Il Papà di Giovanna" (o pai de Giovanna).
Mas ele pondera: "É necessária uma maior continuidade [do cinema], pois existem pontos de excelência, mas a média é baixa, falta aquele cinema de grande artesanato, que tornou a Itália famosa no mundo", disse o ator à Folha, por e-mail.
Exemplos da novíssima safra de filmes podem ser conferidos a partir de hoje, na quarta edição do Venezia Cinema Italiano, com entrada gratuita. São seis longas recentes e um clássico restaurado, exibidos neste ano no Festival de Veneza, incluindo a co-produção brasileira "Terra Vermelha", sobre a relação de índios e fazendeiros.
O evento começa hoje em São Paulo e depois segue para Rio, Brasília, Curitiba e Recife.
"Il Papà di Giovanna", em cartaz na mostra, se passa durante a ascensão do fascismo e conta o drama de um pai cuja filha mata a amiga por amor. Outra obra premiada é a comédia dramática "Almoço em Agosto", de Gianni Di Gregorio, melhor diretor estreante.
Apesar das críticas pouco entusiasmadas da imprensa italiana, o diretor do Festival de Veneza, Luigi Cuciniello, acha que o cinema está de fato atravessando um "bom período".
"Do ponto de vista criativo, registramos o sucesso internacional de filmes como "Gomorra" e 'Il Divo" [que não estão no festival]. Do ponto de vista comercial, vimos à volta dos espectadores aos cinemas", disse.
Haverá uma homenagem ao diretor Dino Risi, morto em julho aos 91 anos, com uma versão restaurada de "Os Monstros", marco da comédia italiana, com dois novos episódios.