3ª Balada Literária começa hoje e homenageia Tatiana Belinky

Fonte: Folha De São Paulo

Adélia Prado, Cristóvão Tezza e Moacyr Scliar estão no evento, até domingo

FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Balada Literária, evento que reúne literatura e boemia na Vila Madalena, chega ao seu terceiro ano a partir de hoje, com cerca de 60 autores em sete espaços da região. Até domingo, acontecem 13 bate-papos com escritores consagrados, como Adélia Prado, Cristóvão Tezza e Moacyr Scliar, e autores jovens, além de shows, filmes e exposição de fotografias.
A homenageada deste ano é Tatiana Belinky, 89, uma das escritoras de livros infanto-juvenis mais conhecidas do Brasil. Belinky, que nasceu na então União Soviética e veio ao país aos dez anos, tem mais de 120 livros publicados, entre contos, adaptações, traduções e pequenos poemas. Ela estará na primeira mesa de hoje, às 11h, na Livraria da Vila (veja quadro ao lado).
Artistas de outras áreas, como a cineasta Suzana Amaral, o quadrinistas Angeli e o cantor e compositor Luiz Tatit, também ganham espaço nos debates.
Para os shows, foram escalados a banda de rock gaúcha Pata de Elefante, que encerra o evento na noite de domingo, no Centro Cultural B-arco, e o poeta, ator e dramaturgo Gero Camilo, que apresenta seu primeiro CD, "Canções de Invento", no sábado, na biblioteca Alceu Amoroso Lima.
Haverá ainda exibição do curta-metragem "Miró: Poeta, Preto, Pobre e Periférico", sobre o poeta recifense João Cláudio Flávio Cordeiro da Silva, hoje, no teatro Brincante, e mostra de fotografias de José Diniz em comemoração aos 40 anos da Mercearia São Pedro, bar freqüentado por jovens escritores da Vila Madalena e embrião da Balada Literária.