381 curtas e um tema: política

Fonte: O Estado De São Paulo

Evento que começa hoje em São Paulo discute militância, participação e até o Mal de Alzheimer

Luiz Carlos Merten

São exatamente 381 títulos, representando 54 países, encaixados em várias seções, algumas já conhecidas do público e outras que estão sendo propostas agora, mas o que une todos os programas do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo é o conceito. O evento criado por Zita Carvalhosa encara desta vez a política, discutindo temas como engajamento, militância, participação. Nas águas do mítico Maio de 68, o festival recupera clássicos de Glauber Rocha e Santiago Alvarez nos anos 60 e 70.

Você vai poder ver os curtas premiados em Cannes, Berlim, Clermond Ferrand e também procurar na extensa grade de programação as seções cujos recortes mais lhe interessam, já que, de hoje até a próxima sexta-feira, dia 29, será difícil, senão impossível, arranjar tempo para ver todos os filmes. Questões ligadas à infância, à sexualidade, ao comportamento. O festival de curtas encara até a doença, por meio de uma seção dedicada ao Mal de Alzheimer, tema do recente Longe Dela, longa de Sarah Polley, com Julie Christie.

Autor de um dos maiores filmes do cinema brasileiro - o curta Ilha das Flores -, Jorge Furtado volta ao formato com Rummikub, interpretado pela internacional (e maravilhosa)Alice Braga. Dois curtas vencedores do recente Festival de Gramado também integram a seleção da Mostra Brasil, que vai exibir 55 filmes de nove estados (mais o Distrito Federal). Booker Pittman, de Rodrigo Grota, venceu o prêmio especial do júri e o da crítica. Blackout, que assinala a estréia do montador Daniel Rezende - de Cidade de Deus e Tropa de Elite -, dividiu com Noite de Domingo, de Rodrigo Hinrichsen, o prêmio de melhor ator (Augusto Madeira). O grande vencedor de Gramado, Areia, de Caetano Gotardo, será exibido na mostra Semana da Crítica, com filmes que estiveram em Cannes.

Em Porto Alegre, onde participou, no começo da semana, do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, Wim Wenders disse que a história do cinema evolui por etapas, concentrando o foco em diferentes cinematografias. Agora, é a vez da Romênia, que tem sido contemplada com freqüência em Cannes (Palma de Ouro para 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, Caméra d’Or para A Leste de Bucareste, prêmio Un Certain Regard para A Morte do Sr. Lazarescu). O curta romeno Megatron, de Marian Crisan, foi o vencedor do formato em Cannes, em maio. Outro romeno, Bogdan Musta, ganhou o Urso de Ouro do formato, em fevereiro, por Um Bom Dia para Nadar. E um terceiro romeno, Adrian Sitaru, foi premiado em Locarno, por Ondas. Todos integram a mostra internacional, que teve número recorde de inscrições (1.750), das quais foram selecionados 64 títulos, representando 36 países.

A mostra latina exibe 30 filmes de 11 países. Vários deles privilegiam o recorte político - Café Paraiso e Estrada do Norte, dos mexicanos Alonso Ruizpalacios e Ruben Rojo, sobre os problemas de fronteira com os EUA; Caçando Ratos, do equatoriano Vero Shamo-García , sobre o recrutamento de crianças por grupos paramilitares etc. O caso do argentino Gustavo Taretto é especial. Cineasta argentino vencedor de 40 prêmios internacionais, ele ganha retrospectiva de seus curtas que privilegiam o tema da cidade. Mostra Infantil, Fora dos Trilhos (programação concebida pelo Centro Georges Pompidou, de Paris), França Animada, Escolas Alemãs, Semana da Crítica, Dark Side, Mix Brasil, Maio de 68, O Trabalho e Convivendo com o Alzheimer são outras seções que trazem curtas premiados de todo o mundo.

A política viva, por meio de curtas nacionais e estrangeiros, dará o tom da seção Carta Branca ao Submarino Vermelho, que terá mostra especial assinada pelo coletivo Submarino Vermelho, formado por estudantes de cinema e artes plásticas, na faixa dos 20 anos. Convencidos de que a arte é um instrumento de transformação, eles vão misturar filmes com performances, além de recuperar obras como Maranhão 66, de Glauber Rocha, e o provocativo Now, do cubano Santiago Alvarez. Tudo isso e mais debates e encontros de cinema e música como o que vai ocorrer no Centro de Juventude da Brasilândia, o Brasilounge. O Festival Internacional de Curtas terá itinerância no Rio, no Recife e em duas cidades paulistas, Jundiaí e São Carlos. No total, o evento distribui mais de R$ 120 mil em prêmios.

 

Serviço

19.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS

Cinemateca Brasileira. Largo Senador Raul Cardoso, 207, tel. 3512-6111

CineSesc. Rua Augusta, 2.075, tel. 11 3087-0500

Unibanco Arteplex. Rua Frei Caneca, 569, tel. 3472-2365

Espaço Unibanco. Rua Augusta, 1.470, tel. 3288-6780

Espaço Unibanco Bourbon. Rua Turiassú, 2.100, tel. 3874-5050

Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, tel. 3383-3454

Cinusp. Rua do Anfiteatro, 181, Cid. Univ., tel. 3091-3540

Cine Olido. Av. São João, 473, tel. 3331-7703

Centro Cultural da Juventude. Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641,

tel. 3984-2466

Faap. Rua Alagoas, 903, tel. 3662-7000