Área para Pq. Augusta já pode ser desapropriada

Fonte: O Estado De São Paulo

Diego Zanchetta

Um decreto publicado ontem pela Prefeitura de São Paulo autoriza a desapropriação de uma área de 23,7 mil metros quadrados para a criação do Parque Augusta, entre as Ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá, em Cerqueira César, na região central da capital.

A Acisa Incorporadora, proprietária do terreno tombado pelo patrimônio histórico em 2004 e hoje usado como estacionamento, informou não ter sido notificada pelo governo municipal sobre o interesse na área. “Se pagarem o quanto vale, podemos conversar. Temos contratos assinados com empresas que mostram que a área vale hoje mais de R$ 30 milhões”, afirmou Gleidson Cantalice, diretor da Acisa, empreiteira cujo dono é o ex-banqueiro Armando Conde.

A intenção da gestão Kassab na compra do terreno onde funcionou o colégio francês feminino Des Oiseaux (Os Pássaros), inaugurado em 1907 e fechado em 1967, foi revelada pelo Estado no dia 25 de julho. Por enquanto, contudo, não há perspectivas de a compra ser feita. Ontem, o governo não informou quanto pretende desembolsar na desapropriação - inicialmente, a Prefeitura se mostrou contra o pagamento de R$ 30 milhões.

A área verde é reivindicação antiga dos moradores da região de Cerqueira César como forma de revitalizar o miolo degradado do bairro, próximo ao centro velho. No dia 5 de julho, foi realizada uma passeata de moradores pela criação do parque, que será pouco maior do que o Buenos Aires, em Higienópolis, a menor área verde em espaço urbano da capital, com 22 mil m².

A Acisa ainda tenta aprovar no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Conpresp) pedido de novo empreendimento na região, sob análise - o projeto prevê três torres de 38 andares cada uma, que ocupariam 10% da área, preservando as 695 árvores do antigo bosque do colégio. Em 2006, o Conpresp já rejeitara pedido da Acisa para a construção de um hipermercado no local.