Flap! chega à 4ª edição distribuída pela cidade

Fonte: Folha De São Paulo

Evento literário gratuito acontece de hoje ao dia 8 e vai às zonas leste e sul

Programação da Flap! 2008 traz convidados do México, Chile e Argentina; além de literatura, há encontros sobre rap e dramaturgia

DA REPORTAGEM LOCAL

A Flap!, evento literário gratuito que nasceu como alternativa à Flip, de Paraty, cresceu e se descentralizou. Em sua quarta edição, e com o lema "Zona Franca - Viva la Conexión!", a festa, que acontece de hoje até o dia 8, ampliou seu território para além dos espaços no centro e na avenida Paulista -teatro d'Os Satyros e Casa das Rosas-, chegando à zona leste de São Paulo (Cursinho da Poli Itaquera) e à zona sul (Casa Amarela, no largo 13 de Maio, e Fábrica de Criatividade, no Capão Redondo).
Segundo a escritora Ana Rüsche, uma das organizadoras do evento, a descentralização permite ter expectativa da presença de um público mais jovem, em especial de adolescentes.
"É bem importante a formação de público, o que reflete a escolha também de autores novos para participações."
Rüsche também destaca a participação nesta 4ª Flap! de diversos convidados estrangeiros. "Na América Latina, há vários festivais independentes de poesia e ações semelhantes à Flap!. Assim, decidimos convidar poetas engajados em sua cena local", diz a organizadora, citando a vinda de Héctor Hernandez Montecinos (do festival Poquita Fe, no Chile), Rodrigo Flores (Estoy Afuera, México), Jocelyn Pantoja e Alberto Trejo (Vértigo de Los Aires, México) e María Eugenia López (editora do projeto Chicas de Bolsillo, da Argentina).

Programação
A Flap! 2008 tem patrocínio das secretarias da Cultura do Estado e do Município de São Paulo, e apoio de entidades mexicanas como a Associação de Escritores do México, o Conaculta (Consejo Nacional para la Cultura y las Artes) e o Centro Cultural La Pirámide, que garantiram vôos e hospedagem dos convidados de fora. Dentro do espírito independente com que surgiu, Rüsche garante que os escritores estrangeiros "haviam topado vir mesmo para ficarem hospedados em casas de outros poetas".
Além das mesas dedicadas à literatura, o evento terá encontros sobre dramaturgia (domingo, a partir das 11h, na Casa das Rosas) e rap (dia 6, a partir das 20h, na Fábrica de Criatividade). A programação conta ainda com lançamentos do jornal "O Casulo" (hoje, na abertura, na biblioteca Alceu Amoroso Lima), de livros do Selo Demônio Negro, e da edição mexicana, bilíngüe, do livro "Rasgada", de Ana Rüsche, traduzido para o espanhol por Alberto Trejo. Mais informações no site www.flap2008.word press.com.