Band se opõe a museu da TV proposto pela Cultura

Fonte: Folha De São Paulo

Kassab engaveta a idéia que desagrada à Band, onde participará de debates eleitorais

Postura de Paulo Markun, presidente da Cultura, que apareceu em foto diante do prédio que seria o museu, complicou as negociações

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O museu da televisão brasileira, que seria instalado em um prédio histórico da região central de São Paulo, subiu no telhado por divergência entre emissoras e razões políticas.
O projeto, defendido há 13 anos pela atriz Vida Alves, 80, veterana da televisão, foi encampado pela TV Cultura, que pediu apoio à prefeitura e ao Estado de São Paulo. Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta (que administra a Cultura), disse que iria negociar com todas as emissoras a reunião do acervo e que o museu "não é da TV Cultura".
Jonnhy Saad, presidente e dono do Grupo Bandeirantes, não entendeu assim e negou adesão. O empresário considerou que, da forma como as negociações estavam avançando, o museu acabaria, sim, sendo liderado pela Cultura. Pesou em sua decisão o fato de Markun ter posado para foto, publicada pela Folha, em frente ao prédio onde o museu seria instalado, a Casa das Retortas, no Brás.
A divergência chegou ao prefeito Gilberto Kassab, que em maio assinou lei criando o museu. Candidato à reeleição, ele, por ora, engavetou a idéia que desagradava à Band, emissora que realizará três debates eleitorais. Uma festa marcada na Casa das Retortas foi cancelada, após o Contru considerar que o local não estava em boas condições. Depois disso, João Sayad, secretário de Estado da Cultura, confirmou que "houve uma mudança" e que o prédio agora deverá abrigar o Museu da História de São Paulo.
Vida Alves disse ontem à Folha ter "caído das nuvens" com essa notícia e que, para ela, "as informações chegam truncadas". "Vou recomeçar a luta, continuo com esperança."
Em nota ontem, a TV Cultura afirma "manter seu decidido apoio ao projeto" e que "desde o início ele foi concedido com a participação das principais redes e, evidentemente, não irá beneficiar nenhuma emissora em particular".
A Band, por assessoria, disse que preferia não se manifestar.