Mostra exibe e discute obra do "maldito" Agrippino de Paula

Fonte: Folha De São Paulo

Longa "Hitler do 3º Mundo", marco do cinema marginal, passa hoje no CCSP

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

Guru intelectual de Caetano Veloso nos anos 60, o escritor, dramaturgo e cineasta paulista José Agrippino de Paula (1937-2007) foi uma figura singular no underground brasileiro, um maldito entre os malditos.
Para celebrar e debater a obra desse criador radical, irredutível e intratável, o Centro Cultural São Paulo exibe de hoje a domingo o Ciclo José Agrippino de Paula, com toda a sua produção cinematográfica, além de documentários de Lucila Meirelles e Miriam Chnaiderman sobre o artista e debates com José Roberto Aguilar, Carlos Reichenbach e Tata Amaral, entre outros.
O destaque da programação é o longa "Hitler 3º Mundo" (1968), um dos marcos do cinema dito marginal, que será exibido hoje. Rodado quase todo nas ruas de São Paulo, é uma colagem de situações insólitas. Um samurai (Jô Soares) persegue com sua espada um clone de Hitler e depois simula haraquiri (o suicídio ritual) diante de transeuntes atônitos no centro da cidade. Um barco cheio de miseráveis fica atolado na areia. Uma grã-fina (Ruth Escobar) entra no banheiro onde um nazista toma banho com seu assecla para interceder em favor de um jovem preso político.
Todos os temas quentes da época -repressão, tortura, consumismo, cultura de massa, revolução sexual- aparecem transfigurados numa espécie de escrita automática audiovisual, próxima do primeiro trabalho de Buñuel.
Os outros filmes do ciclo são curtas e médias em super-8 que Agrippino realizou com sua companheira, a dançarina Maria Esther Stockler. Neles, registrando os movimentos de Maria Esther ou os rituais de candomblé na costa oeste da África (onde o casal viveu por mais de um ano), o artista parece querer captar uma geometria do êxtase.
À saturação dos signos de "Hitler 3º Mundo" sucedeu-se uma busca do gesto cósmico.
Agrippino se transformara, nas palavras de Caetano, num "ultra-hippie e vivente de uma nova era".


|Serviço: JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA 
De hoje a 27/7 
Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3383-3402)
Veja a programação: www.centrocultural.sp.gov.br 
Entrada franca
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos