Desfalcada, "Bela Adormecida" russa chega ao Municipal

Fonte: Folha De São Paulo

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A incensada tradição russa de balé desembarca no palco do Theatro Municipal neste fim de semana para mostrar um dos seus grandes clássicos: "A Bela Adormecida". A companhia russa da vez é o St. Petersburg Ballet Theatre, grupo de apenas 14 anos de existência, que faz sua primeira -e grande- turnê pelo país, com as credenciais de quem vem rodando o mundo para apresentar os clássicos das sapatilhas.
No entanto, a temporada paulistana terá uma baixa. Anunciada como intérprete da princesa Aurora, a maior estrela da companhia, Irina Kolesnikova, não virá para as apresentações, e será substituída por duas outras dançarinas do grupo. A produção diz que a ela não embarcou de Londres, onde se apresentou esta semana, para o Brasil por causa de desencontros entre organizadores daqui com a direção do grupo.
A companhia criada e dirigida por Konstantin Tachkin mostra a versão completa de "A Bela Adormecida", com seus quatro atos, dois intervalos e cerca de duas horas e 45 minutos. O balé, que é uma das dobradinhas históricas do coreógrafo Marius Petipa com o compositor Tchaikovsky, data de 1890. Trata-se da conhecida história da princesa Aurora, que, amaldiçoada, é condenada a dormir por cem anos.
A montagem comandada por Tachkin mantém a coreografia centenária criada por Petipa, com algumas alterações, como a da parte da caçada. Na prática, é possível dizer que a versão é um pouco mais teatral do que de costume. Em cena, há cerca de 48 bailarinos da companhia, a maioria formada pela escola de balé Vaganova, de São Petersburgo, tradicional fonte de bons artistas clássicos.
A história do St. Petersburg Ballet Theatre está ligada a espetáculos de balé para turistas realizados na sua cidade sede. Em 1994, almejando trabalhar com bailarinos de maior precisão técnica, o empresário Tachkin criou seu próprio grupo, com apenas 12 artistas.
A fórmula de sucesso viria dois anos depois, quando a companhia começou a rodar o mundo mostrando o repertório clássico de balé, como "O Lago dos Cisnes" e "Giselle". Hoje, os cerca de cem bailarinos do grupo fazem, em média, 180 apresentações anuais.

|Serviço:

A BELA ADORMECIDA
Hoje (21h); dom. (17h) 
Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel: 0/xx/ 11/ 3222-8698; livre)
De R$ 60 a R$ 180