SP ganha 1º laboratório de restauro

Fonte: O Estado De São Paulo

Recuperação do acervo do Centro Cultural Vergueiro terá prioridade

Fernanda Aranda

Há um ano, uma tocha de balão atingiu o Centro Cultural Vergueiro, na zona sul de São Paulo. A água para controlar o fogo danificou 2.300 documentos, incluindo peças de teatro, o circo e as plantas arquitetônicas. Por causa desse acidente, hoje será inaugurado o primeiro Laboratório de Restauro da capital.

Com investimento de R$ 800 mil, uma área de 513 m² dentro do Centro Cultural Vergueiro foi transformada na oficina de recuperação. A partir de hoje, 15 profissionais vão trabalhar no restauro de documentos artísticos. “São duas missões: recuperar a memória da cidade e utilizar mão-de-obra própria. Até hoje, o processo de restauro era terceirizado”, afirma a diretora da Divisão de Acervo do Centro, Isis Elias.

O secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, ressalta que a demanda de documentos históricos que precisam de restauro é enorme. “Trabalho não falta. Com um laboratório próprio, além da economia, aceleramos o processo.”

O próximo trabalho é a recuperação do acervo do artista Quirino da Silva e de toda a documentação do Salão de Maio (obras referentes à arte moderna). O consultor italiano da Unesco em restauro de acervo em papel, Antônio Mirabile, que trabalha nos museus da França, capacitou a equipe paulistana. “É um espaço completo. A história de São Paulo precisava desse mecanismo.”