Biblioteca mostra evolução da cidade

Fonte: O Estado De São Paulo

Espaço será inaugurado às 14 horas de hoje, no Parque do Ibirapuera

Vitor Hugo Brandalise

Além dos jardins, lagos, museus e do planetário, o Parque do Ibirapuera terá uma biblioteca com 2.500 livros, 200 teses e trabalhos técnicos e 500 fotos de época, com temática voltada ao meio ambiente. A inauguração é amanhã, às 14 horas.

Batizada de Espaço Sapucaia - “olho que se abre”, em tupi -, é vinculada à Secretaria do Verde e à Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), que funciona no parque desde 2005. “As pessoas que já comparecem à universidade para exposições ou cursos devem ser o público principal do novo espaço”, diz a coordenadora da Umapaz, Rose Marie Inojosa. Em 2007, cerca de 17 mil pessoas visitaram a universidade.

Além dos livros e teses, o acervo contará com coleção de artigos e reportagens sobre os 32 parques municipais administrados pela Secretaria do Verde. Outro destaque são as fotografias aéreas da cidade, tiradas ao longo do século 20. “Elas mostram ao visitante a evolução da cidade e sua relação conflituosa com o meio ambiente”, diz Rose. “Observar a retificação dos Rios Pinheiros e Tietê, com a construção das Marginais nas áreas de várzea, explicam como perdemos a paisagem e ganhamos as enchentes.”

A biblioteca, de 200 m², estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. O empréstimo de livros será gratuito, mediante cadastro. A inauguração ocorre no prédio da Umapaz, próximo ao portão 7 do parque.

UMAPAZ

A Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, à qual a biblioteca está vinculada, oferece, gratuitamente, 17 oficinas curtas, com temática ambiental ou de resolução de conflitos modernos - como cursos de mediação com enfoque em brigas em condomínios -, além de cursos que duram até 9 meses - de meditação, tai chi chuan, danças temáticas, entre outros. “A idéia é trazer os grandes temas, de meio ambiente, convívio em sociedade e cidadania para o cotidiano da população. Isso é o que chamamos de ‘Cultura da Paz’. E a biblioteca vem pra reforçar essa idéia”, explica Rose Marie, uma das fundadoras da universidade.