Yerbabuena decifra Santo y Seña

Fonte: O Estado De São Paulo

Espetáculo reúne as suas coreografias mais importantes

Livia Deodato

Eva Yerbabuena rejeita a classificação que lhe deram de melhor bailarina de flamenco da atualidade. 'Nunca pensei em me considerar assim. Sou apenas uma artista que sente o flamenco, e que aprendeu a desfrutá-lo e passar sua essência para o público', disse em entrevista por telefone ao Estado. A alemã naturalizada espanhola, de Granada, só quer saber de difundir sua arte, e como já provou pelos quatro cantos, com muita maestria - 'passamos muito tempo vivendo o passado e esperando o futuro; eu vivo o presente'.

Ela chega ao País para apresentar o espetáculo Santo y Seña, cujo repertório é composto por algumas das obras mais marcantes de sua carreira, a exemplo de De la Cava (Siguiriya), A las Cinco de la Tarde (Farruca) e Espumas del Recuerdo (Mirabrás). 'Não foi fácil escolher quais peças integrariam este espetáculo. Procurei reunir peças diferentes, que se encaixassem a ponto de montar um conto musical. E convidei Paco Jarana para realizar os números de percussão ao vivo, intercalando as coreografias.' Imperdível.

Serviço

EvaYerbabuena. Teatro Mu-nicipal (1.580 lugs.). Praça Ramos de Azevedo, s/n.º, Centro, telefone 3222-8698. Hoje e amanhã, 21 h. R$ 40 a R$ 150