Eventos homenageiam Ruth Rachou

Fonte: Folha De São Paulo

Mestra da dança moderna em São Paulo celebra 80 anos e relembra carreira no espetáculo "Vir a Ser", na galeria Olido

Exposição, lançamento de biografia e temporada semana que vem na sala Crisantempo completam as comemorações da bailarina

Divulgação
 
Ruth Rachou e J.C. Violla no espetáculo "Nijinsky', de 1987

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A galeria Olido será palco para um revival da dança paulistana. A ebulição artística dos anos 70, com seus contornos libertários, dá o tom do evento-celebração pelos 80 anos da bailarina e professora Ruth Rachou, mestra da dança moderna em São Paulo. "Vir a Ser" tem estréia hoje e amanhã para convidados, e temporada para o público de sexta a domingo.
Rachou estará ao lado de discípulos seus de hoje e de ontem, como a bailarina Mariana Muniz, relembrando obras-símbolo de seu passado de intérprete moderna, como "Oedipus Corpus Christi". Tudo sob a direção de alguns de seus ex-alunos mais fiéis -José Possi Neto, Célia Gouvêa, Mara Borba e Francisco Medeiros-, que ainda hoje afirmam que o encontro com ela foi divisor de águas em suas carreiras.
"Amadureci como artista e bailarina nos anos 70, depois de ter descoberto a dança moderna e suas técnicas corporais nos Estados Unidos. Em espetáculos como "Sonho de Valsa", de Possi Neto, passei a me realizar no palco", conta Rachou, que começou a carreira no Ballet do Quarto Centenário e, além de introduzir técnicas modernas como a de Martha Graham em São Paulo, nos anos 90, foi uma das primeiras a trabalhar com pilates no Brasil.
O projeto "Ruth Rachou 80 Anos" contará ainda com a exposição de fotos "Re-Tratos", com imagens históricas da bailarina (que acontece simultaneamente à temporada do espetáculo, na Olido), o lançamento esta noite da biografia escrita por Bernardette Figueiredo e Izaías Almada (também na galeria), e ainda uma temporada na sala Crisantempo, na próxima semana.

|Serviço: 
Estréia para convidados hoje e amanhã, às 21h; sex. e sáb., às 21h, e dom., 20h 
Galeria Olido (av. São João, 473, tel.: 3331-8399) 
Entrada franca