Mais Nelson

Fonte: O Estado De São Paulo

A dramaturgia de Nelson Rodrigues invade também, a partir de hoje, o Centro Cultural São Paulo. A mostra vai envolver teatro, exposição e cinema, e segue até 4 de maio. Nas artes cênicas, são quatro produções teatrais baseadas em obras do escritor. A partir de hoje, volta ao palco 17 X Nelson - O Inferno de Todos Nós, seleção de cenas de diversas peças que, apresentadas em seqüência, mostram a evolução da dramaturgia de Nelson Rodrigues. Apresentada pelo grupo Cia. Antikatartika Teatral, a peça é uma eficiente revelação de como são limites as relações vivenciadas pelos personagens rodriguianos.

Também hoje, a Cia. Paulista das Artes leva ao CCSP a peça As Noivas de Nelson. Dirigido e adaptado por Marco Antonio Braz, o espetáculo baseia-se na dicotomia entre amor e morte para mostrar a busca do homem por suas paixões.

Já no dia 1.º, o espectador terá uma boa oportunidade de conferir uma nova leitura de Senhora dos Afogados, com a volta do musical dirigido por Zé Henrique de Paula, que inseriu dez canções para acentuar o lirismo do texto.

No dia 8, estréia A Noite do Meu Bem, espetáculo em que Paulo Goulart Filho utiliza técnicas corporais e coreográficas inspiradas em textos de Nelson Rodrigues.

Além do teatro, a exposição Gestos Rodriguianos traz cerca de 60 imagens, entre cartazes e fotografias, de antigas montagens de peças do autor. O material faz referência também ao cinema, com cartazes de filmes como A Dama do Lotação e Os Sete Gatinhos.

O ciclo de cinema, aliás, ocorre entre 8 e 20 de abril, com documentários sobre o autor e palestra do jornalista Hélio Moreira da Silva.