Linda, suave e talentosa, russa toca Rachmaninov

Fonte: Folha De São Paulo

Valentina Igoshina executa hoje e domingo "Rapsódia sobre um Tema de Paganini'

Concerto dirigido por José Maria Florêncio ainda terá abertura de "Lohengrin", de Wagner, e a "Sinfonia nº 4" de Piotr Ilich Tchaikovski

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta hoje à noite e domingo de manhã, no Theatro Municipal, com a pianista russa Valentina Igoshina, 29, que estará interpretando "Rapsódia sobre um Tema de Paganini", do compositor russo Serguei Rachmaninov (1873-1943).
Completam o programa, sob a regência de José Maria Florêncio, o prelúdio do 1º ato da ópera "Lohengrin", de Richard Wagner (1813-1883), e a "Sinfonia nº 4", de Piotr Ilich Tchaikovski (1840-1893).
Valentina Igoshina chama a atenção por ser uma mulher escandalosamente bonita. Mas é óbvio que é bem mais que isso.
Formada pelo Conservatório de Moscou, conquistou três primeiros prêmios em grandes concursos internacionais -o Rubinstein, o Rachmaninov e o Gorizia-, que elevaram sua carreira, e já gravou CDs com peças de Fréderic Chopin, Rachmaninov, Robert Schumann e Modest Mussorgsky.
Suas interpretações são um tanto atípicas dentro da escola russa de piano, na qual há a ênfase de cada nota como se ela fosse uma entidade sonora autônoma, que a percepção do ouvinte reúne a seguir a outras notas para reconstruir a partitura do lado da escuta.

Delicadeza no estilo
Igoshina é absolutamente delicada, dando a impressão de que seus dedos apenas quase roçam as teclas, na construção de fraseados que surgem em blocos de legatos já prontos, quando é o caso, como se as notas se diluíssem romanticamente umas dentro das outras. Suas "Variações sobre um Tema de Corelli", uma das peças de Rachmaninov que ela gravou, são um pouco o exemplo disso, como se ainda mostrasse um jeito quase feminino, se é que ele realmente existe, de conceber a música ao piano.
A "Rapsódia sobre um Tema de Paganini", em lá menor, opus 43, que ela interpretará, foi escrita por Rachmaninov em 1934 e estreada naquele mesmo ano, com o compositor como solista ao piano e com a Orquestra da Filadélfia, regida por Leopold Stokowski.
São 24 variações inspiradas numa peça de Niccolò Paganini para violino solo, o último de seus "Caprichos".
"Lohengrin", a sétima ópera escrita por Wagner, estreada em 1850 em Weimar, corresponde ao amadurecimento definitivo da proposta estética do compositor (temas, música contínua).
Em seguida, Wagner passaria a trabalhar em "O Ouro do Reno", primeiro episódio do ciclo de quatro óperas do "Ring".
Quanto a Tchaikovski, sua "Sinfonia nº 4" foi escrita entre 1877 e 1878. É uma peça melodicamente magnífica, com a expressão exacerbada de uma mistura de tristeza e angústia.

SINFÔNICA MUNICIPAL
Quando: hoje, às 21h, e dom., às 11h
Onde: Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 0/xx/11/3222-8698)
Quanto: de R$ 10 a R$ 15