Documentário 'À margem do lixo" tem pré-estreia no Cine Olido

Filme será exibido no dia 1º de novembro, às 19h30, com presença do diretor Evaldo Mocarzel



Share/BookmarkCompartilhe

O documentário “À Margem do Lixo”, que focaliza a rotina dos catadores de materiais recicláveis na cidade de São Paulo, tem pré-estreia no Cine Olido, no dia 1º de novembro, às 19h30, com sessão gratuita aberta ao público e presença do diretor do filme, Evaldo Mocarzel. O longa-metragem é a terceira parte de uma tetralogia iniciada com “À Margem da Imagem”, que recebeu 19 prêmios em festivais no Brasil e no exterior, e “À Margem do Concreto”, que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Brasília.

O cineasta carioca Evaldo Mocarzel, formado em jornalismo e ex-editor do caderno de cultura do jornal O Estado de S.Paulo, gravou uma série de documentários sociais sobre a cidade de São Paulo, em que narra a luta de moradores de rua (“À Margem da Imagem”), de movimentos de moradia (À Margem do Concreto) e, no último documentário, catadores de materiais recicláveis.
“À Margem do Lixo” mostra a importância desta atividade no Brasil, líder mundial de reciclagem de alumínio, com mais de 90% de reaproveitamento do material produzido. Em todo o país, aproximadamente 800 mil trabalhadores se dedicam à coleta, triagem, classificação e beneficiamento de recicláveis, de acordo com dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (MNCR).

O documentário conquistou o principal prêmio do XII Festival de Cinema de Direitos Humanos, em 2010. A obra acompanha a rotina dos catadores da capital paulista e mostra a recuperação da identidade dessas pessoas por meio do trabalho.

Serviço: Cine Olido. Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência).