Videodança e coreografia são exibidas na Galeria Olido

Espetáculo do Projeto Mov´ola estará em cartaz entre os dias 25 a 28 de agosto


Share/BookmarkCompartilhe

Idealizados pelo coreógrafo e bailarino brasileiro Alex Soares, o trabalho em videodança “Perishable (Perecível)” e a coreografia “Estudos em Crom.Aqui” permanecem em temporada na Galeria Olido, de 25 a 28 de agosto, com entrada franca. O espetáculo faz parte do projeto de criação multimídia em dança contemporânea chamado Projeto Mov´ola.

Exibido na Sala Café, o curta-metragem “Perishable” une elementos audiovisuais e dança, com interpretação de bailarinos da Noord Nederlandse Dans, companhia de dança holandesa. Concebido e finalizado em duas semanas, o projeto foi gravado em locações na cidade de Groningen, no norte da Holanda.

A coreografia filmada retrata o constante desmantelamento do ser e do espaço. Além da dança, efeitos visuais e sonoros despertam a sinestesia no espectador. “A arte, para mim, consiste em agregar e dar novos significados a elementos de diferentes linguagens, de maneira que o observador não identifique as fronteiras que separam essas formas de expressão”, explica Soares. 

Após a sessão, será encenado “Estudos em Crom.Aqui” na Sala Paissandu. Nesse trabalho, o coreógrafo faz uma releitura de duas peças gravadas anteriormente: “Solo a Dois” e “Paralaxe de Paranoias”.

Diferentemente desses projetos, em que as criações de coreografia e de vídeo aconteciam simultaneamente, o novo espetáculo pretende ir à camada mais íntima: a da movimentação corporal dos dançarinos realizada na frente de chroma keys (telas verdes nas quais os atores gravam cenas de vídeo para, posteriormente, serem acrescidas de efeitos visuais). “Para essa proposta, o desafio foi ir exatamente na direção oposta, levando para o lugar do antes, do pré”, revela o coreógrafo.  

Serviço: Galeria Olido – Salas Café e Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 25 a 28. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

Confira a programação completa:

PROJETO MOV’OLA
GALERIA OLIDO | CENTRO | DE 25 A 28 | GRÁTIS

Este espetáculo é composto pela estreia nacional da videodança “Perishable (Perecível)”, na sala café, e, em seguida, na Sala Paissandu, é encenada a coreografia “Estudos em Crom.Aqui”.
| Retirar senha uma hora antes.

PERISHABLE (PERECÍVEL)
Videodança.
Videodança criada a convite da Noord Nederlandse Dans, companhia de dança sediada em Groningen, norte da Holanda. “Perishable” (perecível em português) trata da questão de que tudo está em constante desmantelamento, ou sujeito a ele a qualquer momento.

ESTUDOS EM CROM.AQUI
Coreografia e dir.: Alex Soares. Com Luciane Fontanella, Natacha Takahashi e Woody Santana.
Chroma keys são grandes telas verdes nas quais atores gravam as cenas para que os efeitos e cenários sejam adicionados depois. A coreografia propõe uma releitura de trechos de trabalhos coreográficos anteriores de Alex Soares nos quais a tecnologia e o vídeo estão presentes.
| Apresentações seguidas. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h