Cine Olido exibe 3ª edição da mostra 'É Tudo Mentira!'

Entre 1º e 11 de abril, cinema exibe filmes que tratam a mentira, o disfarce e derivados como tema central

Share/BookmarkCompartilhe

Em contraponto ao tradicional festival de documentários “É Tudo Verdade”, em cartaz até dia 11 em cinemas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Cine Olido apresenta a terceira edição de “É Tudo Mentira!”. O evento que tem abertura marcada para o dia 1º de abril (o dia da mentira), procura abordar a enganação, o disfarce e a trapaça por meio de um diálogo entre cinema, literatura e música.

Os filmes escolhidos têm em comum o traço do humor, enfocado em 22 longas-metragens, entre produções de Hollywood, europeias e brasileiras. Entre os clássicos exibidos estão cinco longas dirigidos por Charles Chaplin, além de um programa com sete curtas-metragens protagonizados pelo célebre Carlitos. Marilyn Monroe também ‘desfila’ na mostra ao lado de Tony Curtis e Jack Lemmon em “Quanto mais Quente Melhor”, de Billy Wilder, considerado por muitos a melhor comédia de todos os tempos. Títulos importantes vindos da Europa, como “O Discreto Charme da Burguesia”, de Luis Buñuel, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro em 1972, são apresentados em sintonia com produções brasileiras como o cultuado “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, e “Cala a Boca Etelvina”, de Eurípedes Ramos, chanchada estrelada por Dercy Gonçalves vivendo uma empregada esperta.

No dia da abertura, está programada às 19h, a exibição de um promo do curta “Di Melo, o Imorrível”, de Alan Oliveira e Rubens Pásaro. A produção conta a história verídica do músico de Recife que, depois de fazer muito sucesso com um disco em 1975, desaparece do cenário musical sob boatos de uma possível morte em um acidente. Mas ele ressurge tempos depois afirmando ser “imorrível”. Para provar que está mais vivo do que nunca, Di Melo e sua banda fazem show após a exibição do filme, na Sala Olido.

Além da mostra cinematográfica, que se estende até dia 10, a Galeria Olido leva para a Vitrine da Dança e para o corredor shows musicais de intérpretes que fazem homenagem a compositores famosos e uma programação de encontros literários.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 1 a 10/04. +12 anos. Ingressos a R$1,00 (inteira) e R$0,50 (meia-entrada)