Mostra reúne clássicos de terror e suspense

Cine Olido exibe, entre os dias 19 e 25 de novembro, títulos como 'Psicose', 'Carrie – a estranha' e a primeira versão de 'King Kong', no ciclo Com o coração na boca

Share/BookmarkCompartilhe

Como forma de homenagear alguns dos melhores filmes dos gêneros terror e suspense, o Cine Olido exibe, a partir do dia 19, a mostra Com o coração na boca. Entre os nove títulos selecionados para provocar arrepios na plateia estão Carrie – A estranha, de Brian de Palma; O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski; e Psicose, de Alfred Hitchcock.   

A programação inclui, ainda, a primeira versão de King Kong, longa de 1933 com direção de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Na produção, a estrela Fay Wray, que interpretou a aspirante a atriz Ann Darrow, disse em entrevista que Cooper havia lhe convidado para contracenar com um homem “alto e moreno”. Ela acrescentou ter ficado muito surpresa ao descobrir que o tal galã era, na realidade, o gorila gigante. Mostrando o topo do Empire State Building em Nova Iorque, na época o edifício mais alto do mundo, a cena final em que o animal é abatido é lembrada, até hoje, como uma das mais impactantes do cinema.

Considerado o primeiro filme a ser exibido publicamente, A chegada de um trem na estação, dos irmãos Lumière, chamou a atenção da plateia parisiense que foi, no final do século 19, até a cave do Grand Café, no Boulevard des Capucines. Quando o trem, que concentra basicamente toda a ação do filme com duração de 50 segundos, avança em direção aos espectadores, conta-se que o público se levantou assustado, temendo ser atropelado pela locomotiva.

De lá para cá, muita coisa mudou no cinema, mas, essencialmente, a capacidade de emocionar, causar medo e tensão tornou-se o principal trunfo dessa arte.

Confira a programação

Serviço: Cine Olido – Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel.: 3331-8399. De 19 a 25/11. +12 anos. R$1