'Life on Line of Life' propõe uma arte de vanguarda

Além da exposição dos trabalhos, a mostra em exibição na Galeria Olido conta com intervenções artísticas, debates e apresentação de dança

Share/BookmarkCompartilhe

Debruçando-se sobre o cenário das novas mídias digitais como meio de exploração e criação artística, a mostra Life on Line of Life fica em cartaz, até 31 de outubro, na sobreloja da Galeria Olido, integrando o projeto Outubro Independente.

A exposição tem curadoria e obras de Martha Gabriel, artista brasileira premiada no Brasil e no exterior por seus trabalhos referentes à arte nas novas mídias. No total, são quatro trabalhos exibidos, cada um lidando com uma dimensão específica do ser humano.

Sensitive Rose, premiado na Bienal de Florença (Itália) em 2009, lida com os desejos; Myl, com a espiritualidade; Locative Painting, com a localização das pessoas dentro do coletivo digital; e Mobile Quest, que captura a poética visual dos números de um evento de política”, explica Martha. “Em conjunto, eles questionam e discutem a Life on Line of Life, que quer dizer A vida online da vida.”

Segundo a artista, a utilização de tecnologia pela arte ocorre há muito tempo, e as descobertas que vêm surgindo apenas ampliam o cenário. “O uso das novas mídias nas expressões artísticas é uma decorrência natural das transformações sociais mais amplas que estão acontecendo em velocidade espantosa”, afirma.

Paralelamente à exposição, ocorre uma outra mostra com jovens talentos dos cursos de design digital, design de games e artes de novas mídias da Universidade Anhembi Morumbi, onde Martha já lecionou. Completam as mostras intervenções artísticas e debates.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399. De 18 a 31/10. Grátis


Veja abaixo a programação completa

Exposição:

MARTHA GABRIEL
De autoria de Martha, estarão expostas as obras: Locative Painting, na qual as pessoas participam de uma pintura na tela de um computador; Sensitive Rose, rosa dos ventos interativa formada por móbile tags; My I?, trabalho criado para a edição de 2010 da exposição Virtuality/Spirituality Exhibition, em Munique (Alemanha); e Mobile Quest, imagem espiral formada durante uma corrida.
JOVENS TALENTOS
Exposição de trabalhos de alunos dos cursos de artes, design digital e design de games e intervenções musicais do curso de produção musical da Universidade Anhembi Morumbi. Entre as obras expostas estão Samsa Inc, vídeo digital stop-motion realizado por Débora Rodrigues, Felipe Teixeira, Flavia Francisco, Zé Cabral e Giovana Jorqueira, do curso de artes com habilitação em audiovisual e novas mídias; Hipecepção: a virtualidade, o sonho e a imaginação nas obras literárias Alice no País das Maravilhas e Coraline, de Alcione de Godoy, Bruno Cezar Azzolini, Camillo Louvise Coqueiro, Marina Queiroz Maia, Rafael de Araujo Silva, Rodolfo Rossi Juliani e Vinicius Nakamura de Brito, do curso de design digital; e Guerra no sertão, de Alex Zani Canduçço, Bruno Barbosa Ramalho, José Alexandre Paiva Castro, Rafael Patreze Padovani e Vinicius Gouveia Armelim Ferreira, do curso de design de games.
| Mostras simultâneas. Espaço expositivo (sobreloja). Abertura: dia 17, 17h (com intervenção sonora de alunos de produção musical da Anhembi Morumbi). De 18 a 31/10. 3ª a dom., das 9h às 20h

Encontros:

INTERVENÇÕES DE ARTISTAS INTERNACIONAIS
| Corredor. Dias 19, 20 e 21, 16h

MESA-REDONDA:
ARTE E TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE
Com artistas convidados. Mediação: Martha Gabriel.
| Sobreloja. Dia 19, 19h
 
MESA-REDONDA
Com representantes da Anhembi Morumbi. Mediação: Rachel Zuanon. Participantes: Ariana Kei e Felipe Julian.
| Sobreloja. Dia 29, 19h

DANÇA
Alunos do curso de dança da Anhembi Morumbi fazem apresentação.
| Corredor. Dia 30, 17h