Festival Contemporâneo de Dança reúne artistas nacionais e internacionais

Segunda edição do festival abre espaço para novas experiências entre gerações diferentes da dança

Entre os dias 5 e 15 de novembro, chega à Galeria Olido a 2° edição do Festival Contemporâneo de Dança que reúne artistas de diversas partes do mundo em apresentações no teatro e nas salas de ensaio do local.

O Festival Contemporâneo de Dança é um espaço em que artistas com longa experiência, novos criadores e teóricos, se encontram estabelecendo parcerias, considerando o espectador como participante dessa experiência artística. A primeira edição em 2008, o Festival recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para produção, difusão e formação em dança.

Nomes importantes como a diretora artística do coletivo Perro Rabioso de Montevidéu, Tamara Cubas; a performer catalã Sónia Gómez; um dos criadores da dança contemporânea no Marrocos, Taoufiq Izeddiou e o artista Rafael Alvarez de Lisboa, entre outros, participarão de debates, apresentações e oficinas durante o evento.

A direção artística do Festival é dos coreógrafos Adriana Grechi e Marcelo Evelin. A direção geral é de Amaury Cacciacarro Filho.


PROGRAMAÇÃO

2º FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA
Galeria Olido. Sala Paissandu. Avenida São João, 473. Centro. Tel.: 11 3397-0171. De 3 a 15. Grátis.

Dir. artística: Adriana Grechi e Marcelo Evelin. Dir. executiva: Amaury Cacciacarro Filho. Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura, Caixa Econômica e Oi. Apoio: Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Funarte e Secretaria do Estado da Cultura.
Espaço de intercâmbio entre artistas do Brasil, Uruguai, Portugal, Espanha, Canadá e Marrocos. Participam dançarinos de longa trajetória, novos criadores e teóricos, os quais consideram o espectador como co-participante da experiência artística e entendem a dança como produção de conhecimento compartilhado.

LEGENDA DIET
Sheila Ribeiro/dona orpheline (Montreal, Canadá). Com Elielson Pacheco, Sandra Coutinho e Sheila Ribeiro.
Interessada pelas dinâmicas de poder, sheila ribeiro/dona orpheline penetra na ilusão e no desejo para tratar de tensões estéticas pós-coloniais, violência simbólica e comunicação.
| Dias 5 e 6, 18h30.

FATIGUES
Dir. artística e interpretação: Rafael Alvarez (Lisboa, Portugal).
A encenação pretende questionar a idéia de masculinidade, propondo uma desconstrução de estereótipos e mitos nos quais, habitualmente e de forma normativa, o masculino aparece associado às idéias de poder, dominação, força e autoridade, especificamente em instituições militares.
| Dias 5 e 8, 20h.

ATP
Dir.: Tamara Cubas (Montevidéu, Uruguai). Com Mariana Marchesano, Santiago Turenne e Miguel Jaime. Arte sonora: Francisco Lapetina.
Trabalho apresentado por meio de imagens visuais e sonoras. Três corpos realizam uma série de tarefas físicas seguindo instruções em comum. O som é manipulado, ao vivo, por meio da captação dos ruídos que os corpos produzem.
| Dias 6 e 7, 20h.


Encontros e Ações


AÇÃO VERA SALA E SHEILA RIBEIRO
Corpo sucata, dificuldades culturais e políticas.
| Dia 7, 14h.

AÇÃO COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA
| Dia 7, 15h.

ENCONTRO COM TAMARA CUBAS
| Dia 7, 16h30.

ENCONTRO COM RAFAEL ALVAREZ
| Dia 7, 18h30.

ASSOCIAÇÃO DESABA – THELMA BONAVITA E CRISTIAN DUARTE
Construindo falas.
| Dia 8, 17h.


DANSE NORD E YES WE CAN ? - !
Concepção: Taoufiq Izeddiou (Marraquexe, Marrocos).
Danse nord é uma coreografia de Suzan Buirge transmitida a Bernardo Montet, que a passou a Izeddiou. Yes We Can ? - ! é o título provisório desse trabalho que estreará em 2010. Taoufiq escolheu o formato solo como espaço de reivindicação absoluta do dançarino.
| Dias 12 e 13, 18h30.

UM CORPO QUE NÃO AGUENTA MAIS
Concepção e dir.: Marta Soares (São Paulo). Intérpretes-criadores: Carolina Callegaro, Clara Gouvêa, Eros Valério, Manuel Fabrício e Marta Soares. Desenho sonoro: Lívio Tragtenberg.
O espetáculo tem, como ponto de partida, textos dos filósofos David Lapoujade, Giorgio Agamben e Roland Barthes para refletir sobre os poderes que afetam o corpo na contemporaneidade.
| Dia 12, 20h.

QUANDO SE DESPRENDEM AS PARTES
Coletivo O12 (Votorantim, São Paulo).
Ação-espetáculo que analisa a autonomia conquistada pelos seres vivos.
| Dia 13, 20h.


Encontros

ENCONTRO COLETIVO O12
| Dia 14, 16h.

ENCONTRO TAOUFIQ IZEDDIOU
| Dia 14, 17h.

ENCONTRO MARTA SOARES
| Dia 14, 18h.

TEOREMA DEMONSTRATIVO
Reunião entre artistas e teóricos de dança em apresentações abertas ao público.
| Dia 15, 16h.

MI MADRE Y YO
Texto: Sònia Gómez Vicente (Barcelona, Espanha). Com Rosa Vicente e Sònia Gómez Vicente.
Trabalho que aborda a relação entre mãe e filha, ressaltando as diferenças, experiências e tragédias pessoais.
| Dias 14 e 15, 20h.


Oficinas

METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA A CRIAÇÃO
Coord.: Tamara Cubas.
Os encontros procuram promover a pesquisa e a criação de estratégias próprias que possibilitam organizar um território de investigação artística ou “frame”, além de aprofundar um tema escolhido e definir um processo.
| Dias 3, 4 e 5, das 14h às 18h.

COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
Coord.: Taoufiq Izeddiou.
Trabalho de investigação e escrita coreográfica com foco em energia e ritmo. Cada participante desenvolve a sua própria dança.
| Dias 10 e 11, das 14h às 18h.

PROCESSOS E CONTEXTOS
Coord.: Fabiana Dultra Britto.
Serão abordadas as noções de repertório, padrão e diferenciação na dança, a partir de debates teóricos e exemplos práticos.
| Dias 13 e 14, das 10h às 18h.