Galeria Olido recebe exposição inédita de Pierre Verger

Mostra inédita em São Paulo traz 70 fotografias em preto e branco que registram a tranqüilidade da região espanhola da Andaluzia poucos antes do início da Guerra Civil Espanhola

A partir de 30 de outubro, entra em cartaz na Galeria Olido a exposição Pierre Verger – Andalucía 1935, que reúne 70 fotografias em branco e preto, feitas em 1935, pouco antes de ser deflagrada a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).



A viagem do fotógrafo nascido em Paris foi realizada de bicicleta pela região da Andaluzia, na Espanha. Organizada em dois grupos de imagens, a mostra agrupou uma série de imagens que privilegia a presença dos moradores da região e outra série que contempla a arquitetura e as paisagens urbanas e naturais. A curadoria é assinada pelos espanhóis Jesús Cañete Ochoa e Jesús Cosano Prieto.

Após passar por Belo Horizonte (Museu Inimá de Paula), Brasília (Instituto Cervantes), Rio de Janeiro (Museu Histórico Nacional) e Belém do Pará (Museu da Universidade Federal do Pará), a coleção de imagens que foi reunida por iniciativa da Fundação Ceiba (Sevilha) e selecionadas a partir do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador, chega a São Paulo com exibição até 22 de dezembro na Galeria Olido.

A abertura dessa mostra ocorreu em 2006, em Sevilha, e percorreu diversos locais desde então, promovendo a itinerância do valioso acervo do fotógrafo.

Serviço: Pierre Verger – Andalucía 1935. Galeria Olido (1º andar) – Avenida São João, 473 – Centro. Tel.: 11 3397-0171. Abertura: Dia 29, às 19h30. Visitação: 3ª a dom., das 12h às 20h. Grátis.