Cine Olido exibe “Memória audiovisual paulista”

Mostra relembra, até dia 16, grandes títulos do cinema nacional.

Por Amanda Monteiro

Para celebrar os 460 anos de fundação da cidade de São Paulo, comemorados em 25 de janeiro, e a recente criação da SP Cine, o Cine Olido vem apresentando, até dia 16, a mostra “Memória audiovisual paulista”.

Filmes que marcaram a história da produção paulista e trabalhos realizados entre as décadas de 50 e 80 por cineastas importantes ganham destaque nesta mostra. Todas as projeções são em DVD e, entre os títulos selecionados, estão “A dama do Cine Shangai” (1988), de Guilherme Prado, com Maitê Proença, Antonio Fagundes e José Mayer no elenco; “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla, história verídica na qual um famoso ladrão cria planos mirabolantes para assaltar mansões em São Paulo; e “A margem” (1967), clássico de Ozualdo Candeias que conta encontros amorosos ambientados às margens do Rio Tietê.

A SP Cine é a nova agência paulista de fomento à produção e distribuição de obras audiovisuais. O objetivo é incentivar, por meio de verbas públicas, a realização de longas-metragens rodados na capital paulista, com o apoio do programa de fomento da Secretaria Municipal de Cultura.

Veja Programação Completa
| Todas as projeções têm suporte em DVD

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Memória Audiovisual Paulista, ingressos R$ 1.

ESTRANHO ENCONTRO
(Brasil, 1975, 92 min). Dir.: Walter Hugo Khouri. Com Mário Sérgio, Andrea Bayard, Sérgio Hingst e outros. +12 anos.
Durante uma viagem, rapaz encontra uma bela mulher à beira da estrada. Fugindo do amante, ela pede carona e o estranho a conduz até sua casa de campo. Lá, escondidos, iniciam um relacionamento amoroso, mas passam a sofrer com as constantes investidas do caseiro.
| Dias 1º e 13, 17h

TRABALHAR CANSA
(Brasil, 2011, 99 min). Dir.: Juliana Rojas e Marco Dutra. Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Gilda Nomacce e outros. +14 anos.
Dona de casa decide montar um minimercado e contrata uma empregada para cuidar dos afazeres domésticos. Quando o marido perde o emprego, a relação dos três sofre uma reviravolta e um incidente do passado vem à tona.
| Dia 1º, 19h. Dia 16, 17h

NA SENDA DO CRIME
(Brasil, 1954, 71 min). Dir.: Flaminio Bollini Cerri. Com Miro Cerni, Cleide Yáconis, Renato Consorte e outros. +12 anos.
Acostumado a regalias, rapaz tenta encontrar um modo fácil de ganhar fortuna. Com a ajuda de uma quadrilha, planeja assaltar uma milionária.
| Dia 2, 15h. Dia 13, 19h

O CORINTIANO
(Brasil, 1966, 100 min). Dir.: Milton Amaral. Com Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini e outros. Livre.
Barbeiro teimoso e fanático pelo Corinthians entra em conflito com a mulher, os filhos e os vizinhos palmeirenses depois que ganha, na rifa, um burro preto e branco.
| Dias 2 e 12, 17h

LUZ NAS TREVAS - A VOLTA DO BANDIDO DA LUZ VERMELHA
(Brasil, 2010, 83 min). Dir.: Helena Ignez e Ícaro Martins. Com Ney Matogrosso, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla e outros. +14 anos.
Baseado em roteiro original, escrito por Rogério Sganzerla e Helena Ignez, o filme traz o cantor Ney Matogrosso na pele do anti-herói do clássico “O bandido da Luz Vermelha”, longa-metragem de Sganzerla rodado em 1968. Aqui, enquanto um idoso Luz Vermelha está na cadeia, seu filho segue os passos do pai, assaltando e aproveitando os prazeres da vida.
| Dia 4, 17h. Dia 8, 15h

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
(Brasil, 1968, 92 min). Dir.: Rogério Sganzerla. Com Paulo Villaça, Luiz Linhares, Helena Ignez e outros. +16 anos.
Conhecido como Bandido da Luz Vermelha por usar uma lanterna, assaltante de mansões em São Paulo planeja roubos com fugas mirabolantes, relaciona-se com suas vítimas, engana a polícia e conhece uma provocante prostituta da Boca do Lixo.
| Dia 4, 19h. Dia 8, 17h

ANTÔNIA - O FILME
(Brasil, 2006, 90 min) Dir.: Tata Amaral. Com Negra Li, Cindy Mendes, Leilah Moreno e outros. +12 anos.
História de quatro cantoras de hip-hop da Vila Brasilândia, bairro da zona norte da periferia de São Paulo. Contra todas as adversidades, elas montam um grupo e despontam para o sucesso.
| Dias 5 e 9, 17h

OS INQUILINOS
(Brasil, 2009, 103 min). Dir.: Sérgio Bianchi. Com Marat Descartes, Ana Carbatti, Umberto Magnani e outros. +14 anos.
Casal mora tranquilamente com os filhos num bairro periférico de São Paulo até que três rapazes suspeitos e arruaceiros ocupam a casa vizinha.
| Dia 5, 19h

BEBEL, GAROTA PROPAGANDA
(Brasil, 1967, 103 min). Dir.: Maurice Capovilla. Com Rossana Ghessa, Paulo José, Maurício do Valle e outros. +14 anos.
Garota de origem humilde procura a fama como modelo por meio de ligações amorosas com um jornalista, um homem rico, um produtor de TV e um publicitário.
| Dia 6, 17h. Dias 11 e 15, 19h

A SUPER FÊMEA
(Brasil, 1973, 101 min). Dir.: Anibal Massaini Neto. Com Vera Fischer, Perry Salles, Walter Stuart e outros. +14 anos.
Bela modelo é contratada para fazer a campanha de uma pílula contraceptiva para homens, mas o público desconfia que o produto cause impotência.
| Dia 6, 19h. Dia 11, 17h

A DAMA DO CINE SHANGHAI
(Brasil, 1988, 114 min). Dir.: Guilherme de Almeida Prado. Com Maitê Proença, Antônio Fagundes, José Mayer e outros. +16 anos.
Numa noite de verão, um corretor de imóveis e ex-boxeador entra num cinema do centro para ver um filme policial. Na sala escura, conhece uma bela e misteriosa mulher, muito parecida com a protagonista. A partir desse encontro, ele se envolve numa aventura de suspense, paixão e assassinato.
| Dia 7, 17h

CIDADE OCULTA
(Brasil, 1986, 75 min). Dir.: Chico Botelho. Com Carla Camurati, Arrigo Barnabé, Cláudio Mamberti e outros. +16 anos.
Marginal sai da cadeia e decide se afastar de problemas, mas reencontra seu parceiro de gangue, que pede ajuda para reaver o dinheiro de um roubo. Ao mesmo tempo, conhece uma estrela de boates decadentes.
| Dia 7, 19h. Dia 9, 15h

ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER
(Brasil, 1967, 107 min). Com José Mojica Marins, Roque Rodrigues, Nádia Tell e outros. +16 anos.
O personagem Zé do Caixão retorna nesta saga depois de sobreviver ao ataque sofrido em “À meia-noite levarei sua alma”. Neste filme, a antiga busca pela mãe ideal para gerar seu filho continua. Ao raptar seis moças com a intenção de descobrir qual é a mais corajosa por meio de torturas, mata uma grávida, o que lhe causa enorme remorso.
| Dia 8, 19h

SIMÃO, O CAOLHO
(Brasil, 1952, 95 min). Dir.: Alberto Cavalcanti. Com Mesquitinha, Yara Aguiar, Carlos Araújo e outros. Livre.
Corretor de negócios caolho busca sorte na vida e deseja recuperar a vista perdida. Para tanto, submete-se às experiências de um inventor maluco.
| Dia 12, 19h. Dia 16, 15h

FILME DEMÊNCIA
(Brasil, 1985, 90 min). Dir.: Carlos Reichenbach. Com Enio Gonçalves, Emilio Di Biasi, Imara Reis e outros. +16 anos.
Burguês perde a fábrica de cigarros e a mulher, que quer se separar dele. Desencantado, rouba uma arma e sai pelas ruas da cidade em busca de um paraíso imaginário.
| Dia 14, 17h

A MARGEM
(Brasil, 1967, 96 min). Dir.: Ozualdo Candeias. Com Mário Benvenutti, Valéria Vidal, Lucy Rangel e outros. +16 anos.
Às margens do rio Tietê, histórias de amor se desenrolam em meio à violência da metrópole.
| Dia 14, 19h

BRÓDER
(Brasil, 2010, 92 min). Dir.: Jefferson De. Com Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, Caio Blat e outros. +14 anos.
Três amigos de origem pobre seguem rumos diferentes na vida: Jaiminho joga futebol num clube europeu, Pibe trabalha como corretor de seguros e Macu envolve-se com o crime. No dia do aniversário de Macu, os três se reencontram.
| Dia 15, 15h

SÃO PAULO S/A
(Brasil, 1965, 111 min). Dir.: Luiz Sergio Person. Com Walmor Chagas, Eva Wilma, Darlene Glória e outros. +14 anos.
Operário se torna sócio de uma firma de autopeças, mas vive angustiado e insatisfeito. Em busca de uma nova forma de vida, abandona a mulher, o filho e o emprego.
| Dia 15, 17h