Programa de Iniciação Artística - PIÁ

Oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes de 05 a 14 anos

 

Voltado para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos anos, o Piá acontece em equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura, CEUs e espaços parceiros. Tem como objetivo a iniciação artística por meio da convivência entre artistas educadores(as), crianças, adolescentes e famílias em processos artístico-pedagógicos. O Programa estabelece como princípios: a ludicidade, a experimentação, o processo criativo, as temporalidades, a interlinguagem e o pertencimento. A sua abordagem artístico-pedagógica procura valorizar as infâncias, estimulando o brincar sob diferentes perspectivas e a potência criativa, propiciando a cada encontro experiências e aprendizagens em diferentes linguagens artísticas.

Tem seu trabalho estruturado a partir dos encontros semanais com as turmas, divididas por faixa-etária, nos quais artistas educadores(as) em duplas de linguagens artísticas diferentes desenvolvem processos criativos coletivamente. Além dos encontros artístico-pedagógicos nos espaços de atuação, o Piá promove ações culturais complementares e de aprofundamento das relações e vínculos com as famílias, a comunidade e os territórios.

O PIÁ se ampara em um conjunto de Leis Federais, correlacionando-as para implementação de uma política pública integral para infância: a Lei 8.069/90, que dispõe sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no Art. 58, a Lei 13.257/16, que dispõe sobre as políticas públicas para a infância, nos seus artigos 4, 15 e 17 e as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes para o ensino da cultura e história Afro-Brasileira e Indígena.


Links úteis:

https://linktr.ee/programapia
https://www.instagram.com/programapia_/