Share

Programa Vocacional

O Programa Vocacional, existente na cidade de São Paulo desde 2001, tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas.  Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.



O Programa Vocacional é aberto para maiores de 14 anos.

Com uma equipe de artistas articuladores e artistas orientadores  de Teatro, Musica, Dança, Artes Visuais e Literatura ( selecionados por meio de edital público), o Programa Vocacional atua preferencialmente em  equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.

A pedagogia do Programa Vocacional baseia-se em  seis princípios, que são pressupostos, pontos de partida que definem a ação artístico-pedagógica, em constante abertura e movimento no diálogo com os processos criativos com as turmas e grupos vocacionais.  Eles são dados em uma perspectiva relacional.

• O artista-orientador e o articulador como mestres ignorantes: Significa atuar em parceria, nos quais os envolvidos em um processo se abrem para a construção de um conhecimento comum.

• O nomadismo no espaço público: Significa produzir e conhecer novos territórios, espaços físicos culturais e espaços imaginários na cidade, criando novas possibilidades de ocupação em relação ao espaço público.

 • A ação cultural: São ações capazes de interromper, de criar novos hábitos e valores culturais, possibilitando novas maneiras do fazer artístico.

• As relações entre forma e conteúdo: Significa investigar a própria construção artística, experimentando e refletindo sobre a tensão entre o que se é e o que se observa através do mundo.

 • O registro e a memória dos processos: Significa construir a memória de um processo, por meio de registros constantes em suportes e de modos diversos.

• Apreciação/ contemplação/ reflexão: Significa um exercício ativo de imaginação e reflexão sobre a obra que se cria.

INSCRIÇÃO - VOCACIONAL E PIÁ 2017


Abertas as inscrições para os programas promovidos pela Divisão de Formação Artística e Cultural: Vocacional e PIÁ.

As atividades iniciaram em maio e contam com as linguagens de artes integradas, artes visuais, dança, literatura, música e teatro. Na inscrição, os interessados devem ir até o local onde desejam fazer a orientação artística, levando cópia simples e original do documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento). No caso do PIÁ, a mesma deverá ser feita por um responsável.

Você pode acessar a lista atualizada com os nomes dos equipamentos que irão receber os programas, dias e horários de turmas, nos links abaixo:

+ VOCACIONAL - Turmas 2017

+ PIÁ - Turmas 2017

Dúvidas ou informações:

http://formacaoartecultura.blogspot.com.br/

divform.midias@gmail.com

(11) 3397.0167 / 3397.0166