Acontecimentos artísticos


ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
| HISTÓRICO | CURSOS | ACONTECIMENTOS ARTÍSTICOS |
PUBLICAÇÕES | QUEM SOMOS | LOCALIZAÇÃO E CONTATOS

Os acontecimentos artísticos fazem parte e compõem o projeto artístico pedagógico da EMIA em todas as suas especificidades. São eles:

Super Semana
Essa semana acontece em outubro, e as turmas apresentam seus trabalhos umas às outras durante o período de aula. Trata-se de um espaço mais espontâneo, onde as crianças podem apresentar recortes de processos ou criações mais efêmeras.

Mostra de instrumentos
No segundo semestre, os professores fazem uma pesquisa dos possíveis instrumentos a serem escolhidos pela criança. Um mês antes dessa pesquisa, acontece a Mostra de Instrumentos, com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças a respeito dos instrumentos musicais.

Ocupação – Teatro na EMIA
Movimento criado pela área de teatro que propõe, através de uma instalação interativa, o encontro entre crianças e as várias linguagens que envolvem o acontecimento teatral, como teatro de animação, teatro de sombras, figurinos, adereços, circo etc., promovendo também oficinas específicas, apresentações e rodas de conversa.

Viradinha Musical
As mais diversas apresentações musicais sempre povoaram o dia a dia da EMIA. A ideia de concentrar em um só dia as muitas formas de as crianças fazerem e ouvirem música foi o estímulo inicial para o surgimento da “Viradinha Musical”. Desde 2013, em um sábado durante a manhã e à tarde, acontece esse encontro aberto ao público, que ocupa múltiplos espaços da EMIA, inclusive o Parque.

Nessa ocasião, é comum se encantar com os sons vindos dos diversos grupos musicais da escola – orquestra, corais, bandas, cordas coletivas, grupo de violão, percussão -, de alunos solistas de diferentes instrumentos, assim como de duos, quartetos e grandes conjuntos formados a partir da iniciativa de professores e alunos do mesmo período.

EMIA Galeria
O Espaço EMIA Galeria foi pensado pela área de artes visuais em 2007, com a finalidade de adequar um local dentro da escola para exposições que contemplassem a produção artística tanto das crianças como dos artistas professores ou artistas convidados.

A intenção é promover um espaço artístico cultural com caráter permanente, no qual tenha lugar a pesquisa, o processo artístico e seus desdobramentos em produtos finalizados. Além de valorizar as atividade desenvolvidas pelas crianças e pelo professor como artista, possibilita momentos de interação, trocas e diálogos.

Encontro Criança Criando Dança
O Encontro Criança Criando Dança é um projeto desenvolvido pela área de dança (professores e coordenação) da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), o encontro acontece anualmente desde 2007, tem como princípio: Ser um espaço de encontro e diálogo entre crianças e adultos professores.

Cada edição propicia diferentes estruturas de vivência para as crianças, atividades pensadas nas relações entre corpo/espaço/e o outro, considerando a apresentação e apreciação/fruição, e a troca de saberes entre crianças e artistas professores/educadores.

O evento realizou as edições anteriores em parceria com diferentes instituições: Piá, Vocacional, Fábricas de Cultura, Escola de Dança de São Paulo, EMIA de Santo André, Centro de Dança de Santo André, Escola de Dança Ruth Rachou, Escola Soka do Brasil, Projeto Ambargris, viabilizaram o transporte de suas respectivas turmas, assim como com os coletivos e profissionais que trabalham a dança “para”, “com” e “de” crianças, que doaram apresentações e vivências no encontro: Balangandança, Caleidos Cia de Dança, Núcleo Omstrab, Cia Druw, Florência Delgado do Projeto Enredanza (Uruguai).

http://criancacriandodanca.wixsite.com/criancacriandodanca
.
Mostra de final de ano
Os trabalhos apresentados são resultados de processos construídos com as crianças, envolvem todas as linguagens artísticas, integradas ou não, e revelam o modo de ser da EMIA, sem grandes produções artificiais, integradas ou não, e revelam o modo de ser da EMIA, sem grandes produções artificiais, mas com a seriedade que significa acreditar no que fazemos. Cenários e figurinos são criados pelas próprias crianças na medida em que fazem sentido para o que se quer mostrar. É muito mais um momento de realização e encontro do que do grande espetáculo.

Festa Junina
A Festa Junina na EMIA é um momento de grande participação das famílias, que produzem toda a parte relacionada aos comes, bebes, brincadeiras e prendas, aproveitando a ocasião para arrecadar fundos para ajudar a escola. A parte artística é dedicada à cultura popular com suas danças, músicas e brincadeiras, que embora sejam organizadas e ensaiadas previamente com as crianças, não buscam o rigor da apresentação, mas o prazer e o sentido da celebração conjunta. As festas têm um lugar importante de encontro que une famílias, crianças, professores, funcionários e a comunidade do entorno.

Formatura
Depois de oito anos passados na EMIA, os jovens já com 13 anos se preparam para fechar seu ciclo dentro da escola, e assim se segue o ritual da formatura. Há uma exposição especial para as artes visuais, apresentação no teatro dos grupos de dança, teatro e música, e a audição dos formandos (que por vezes acontece junto às outras apresentações). Em outro dia, há a entrega de certificados e a festa. Tem sido costume, nos últimos anos, a confecção de camisetas com arte feita pelos alunos, além de um livro com depoimentos e fotos, organizado pelos pais.