Histórico

 

ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
| HISTÓRICO | CURSOS | ACONTECIMENTOS ARTÍSTICOS |
PUBLICAÇÕES | QUEM SOMOS | LOCALIZAÇÃO E CONTATOS



A EMIA foi criada em 1980, idealizada como um espaço de iniciação artística para crianças por meio da integração de linguagens. Tanto a estruturação e organização da escola como as suas primeiras diretrizes pedagógicas e artísticas foram pensadas e construídas pela sua primeira equipe de professores e funcionários, sob a coordenação da Professora Dra. Marisa Fonterrada, na época, diretora da Escola Municipal de Música. Em 1982 a escola recebeu Ana Angélica Albano, primeira diretora oficial da EMIA, cujo quadro era composto por 18 professores, 5 secretárias e 1 assistente de direção.

Por quase vinte anos, a escola ocupou apenas a Casa 03 do Parque Municipal Lina e Paulo Raia. A partir do ano 2000, com a mudança da Cinemateca Brasileira para Vila Mariana, passou a ocupar também as Casas 01 e 02, possibilitando assim a ampliação dos cursos e do número de alunos.

Inicialmente a escola abordava duas áreas, Expressão, composta por - teatro, artes plásticas e movimento - e Música. No decorrer da história da escola essas linguagens foram conquistando cada vez mais espaço e criando contornos definidos e relevantes para iniciação artística das crianças.

Hoje as áreas das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro compõem a estrutura artístico pedagógica da escola, a partir do princípio de que a iniciação acontece no encontro entre artistas e crianças, por meio da troca de saberes, da experimentação e da aquisição de novos repertórios, integrando as linguagens na construção do conhecimento em arte.

Atualmente a EMIA oferece em torno de 2.000 vagas para alunos e alunas regulares e para as oficinas que atendem a comunidade.
 

 

 

 

 

ORGANOGRAMA DAS FUNÇÕES