Tombamento City Lapa

Bairros Alto da Lapa e Bela Aliança

Considerando a importância da área verde, do solo permeável e do traçado viário relativos ao loteamento original da Companhia City – City of São Paulo Improvements & Freehold Land Company Ltd que caracteriza os bairros do Alto da Lapa e Bela Aliança, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp, tombou a área, através da Resolução nº 3/2009, que ratificou a resolução de Abertura emitida em 1992. Foram necessários 17 anos para finalizar a instrução de tombamento, definir o perímetro e estabelecer normas, consideradas indispensáveis, visando a proteção integral dos bens ora tombados.

A Cia City era uma sociedade civil com sede em Londres, Grã Bretanha, criada em 1911 pelo urbanista Joseph Bouvard. Reunia investidores franceses, ingleses e brasileiros. Instalou-se na cidade de São Paulo no ano de 1912, em um escritório à Rua Libero Badaró nº 89. Como empresa estabelecida comprou terrenos em locais que hoje são considerados os melhores da cidade como Pacaembu, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Vila Romana, Jardim América etc.

Na área conhecida como Alto da Lapa, pertenciam à Cia. City cerca de 1.342.930 metros quadrados de terreno, começando na intersecção da Rua Barão de Jundiaí com a Rua Anastácio passando por ruas como Visconde de Indaiatuba, Princesa Leopoldina, Guararapes, Marcílio Dias, etc. Esta área está situada “na parte oeste da cidade, ao sul e oeste do velho bairro da Lapa, a uma distância de 7,4 kilometros do centro da cidade, no districto da Lapa e pertence à 5ª Circumscripção do Registro Geral e de Hypotecas.” (Fonte: Memorial do bairro).


Perímetro City Lapa sobreposto à imagem de satélite


Com formato triangular o terreno é limitado pelo espigão entre os rios Tietê e Pinheiros e o plano de arruamento observou as posturas municipais em vigor à época (década de 1920), principalmente as relacionadas às larguras e declives máximos bem como acompanhou as curvas de nível, possibilitando um traçado sinuoso das ruas e uma melhor divisão e aproveitamento dos lotes, com dimensões não inferiores a 12 metros de frente e 24 metros (em média) de fundos. Grandes áreas verdes foram reservadas dando ao bairro uma característica bem residencial.

Quanto ao bairro conhecido como Bela Aliança, a área correspondente era estimada em 820.114 metros quadrados. Iniciando em um ponto da Quadra 20 a oeste da Rua Belmonte e distante cerca de 9 quilômetros do centro da cidade, o bairro é um prolongamento natural do Alto da Lapa e os terrenos tem declives suaves para a baixada do Rio Pinheiros. Foram mantidos o traçado sinuoso na maioria das ruas e grandes espaços livres ajardinados, característicos de bairros residenciais. Os lotes tinham dimensões não inferiores a 10 metros de frente e 24 metros de fundos.

Atualmente a Cia. City é controlada pela empresa Anastácio Empreendimentos Imobiliários Ltda, cujo sócio majoritário é a Deltec Holding, com sede em Nova Iorque (EUA) e escritório no Brooklin, em São Paulo.