Conpresp aprova abertura de tombamento da residência do arquiteto Hans Broos

Hans Broos é considerado representante da arquitetura brutalista, surgida em meados da década de 50, cuja marca registrada é a exposição de elementos estruturais de uma construção

A última Resolução emitida pelo Conpresp, em 2008, contemplou a residência do arquiteto austríaco, com formação na Alemanha e radicado no Brasil desde 1953, HANS BROOS, localizada à Rua Viriato Correa nº 99 e Rua Oscar de Almeida nº 486, no Jardim Morumbi. Morando em São Paulo desde 1968, Hans Broos continua em atividade, sendo considerado representante do brutalismo paulista e pouco estudado.

 A arquitetura brutalista surgiu em meados da década de 1950 e privilegiava a estrutura das edificações, sem escondê-las, tornando-as aparentes. Assim, o exemplar da residência de Hans Broos, e o conjunto de jardins em parceria com o grande paisagista, já falecido, Burle Marx (1909-1994), constitui-se em uma importante referência para o estudo da arquitetura na cidade de São Paulo - com seu concreto armado aparente – e o modo de morar de um arquiteto. Essa residência une, em um só espaço, habitação e valioso acervo técnico com mais de 350 projetos.

Construída em dois pavimentos, a edificação residencial tem acesso pela Rua Oscar de Almeida e, o escritório, em um pavimento, tem acesso pela Rua Viriato Correa.