Nota sobre o Parque Augusta

Conpresp esclarece aprovação de empreendimento no terreno da rua Caio Prado, esquina com a rua Augusta

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP destaca que conseguiu garantir para a Cidade de São Paulo a perpetuidade da área destinada ao Parque Augusta, com preservação de sua mata nativa. Após análise aprofundada do projeto da Albatroz Investimentos Imobiliários Ltda, que construirá três torres de uso misto, respeitando o gabarito máximo de 45 metros para o terreno, localizado na Rua Caio Prado, esquina com a Rua Augusta, o projeto foi aprovado com as seguintes diretrizes:
 
1 - Que seja fixado e garantido, por instrumento jurídico subscrito pela  Municipalidade de São Paulo, a fruição pública do Parque;
 
2 - Que seja previamente aprovado por este Conselho, o memorial descritivo relativo às vias de circulação de pedestres a serem executadas dentro do Parque, levando em conta, em especial, o fluxo de pessoas intensificado .
 
3 - Que as restrições constantes na matrícula do imóvel, sejam devidamente analisadas pela Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL);
 
A fruição pública do Parque foi uma conquista da sociedade civil que vocalizou esse interesse, prontamente atendido e defendido pelo Conpresp. A manutenção e preservação do Parque por conta e responsabilidade exclusiva do proprietário da área que, constituirá um Conselho Gestor do Parque composto por, dentre outros protagonistas, representantes da Secretaria Municipal do Verde e da comunidade local.
 
Os remanescentes do antigo Colégio Des Oiseaux serão restaurados de acordo com o  projeto de restauro apresentado para o CONPRESP.  
 
O CONPRESP esclarece, por fim, que todas as restrições impostas pela Resolução 23/CONPRESP/04 encontram-se respeitadas e que outras questões quanto à aprovação do projeto serão analisadas pelos órgãos competentes.

Esclarecemos que as questões apontadas pelo Movimento Parque Augusta, publicadas na página do organismo no dia 27.01.2015, se referem ao projeto aprovado em 2008 e não ao projeto aprovado por este Conselho em sua 603ª Reunião Ordinária, realizada no dia 27.01.2014.