Garagem Automática


9 de julho a 16 de outubro de 2016 

A caixa de sombras de Felipe Russo
Abilio Guerra

A objetiva da máquina fotográfica aparta e reúne dois mundos: o do observador e o do objeto observado. Diante da multiplicidade quase infinita de coisas animadas e inanimadas, que na sua combinação conformam as paisagens possíveis, o olhar estético enquadra algo que já existe, mas que passa a existir de outra maneira. Algo como uma bexiga de borracha inerte que ganha graça ao ser inflada com ar. Compreender a imagem fotográfica é uma busca do sopro que une os dois mundos.

O primeiro olhar voltado para os registros apresentados na exposição Garagem Automática se depara com empenas cujo reboco parcial revela em suas faces externas vigas e pilares de concreto preenchidos com tijolos e blocos. Edifícios incompletos ou arruinados, sem virtudes formais e técnicas. E a penumbra densa e fria dos interiores vazios sugere uma hecatombe em que foi varrida a vida humana.

O incômodo nos leva ao segundo olhar, agora atento aos detalhes, aos vestígios, examinando sinais que denunciem significados ocultos. A série nos traz o conforto de conhecer para além do mundo gélido descortinado pela foto isolada. Luzes artificiais iluminam planos que brotam do breu; cabos de aço, correntes, roldanas e polias em bom estado de manutenção sugerem o movimento monocórdico do elevador, o passar lento do automóvel, o vaivém atribulado do manobrista; painel com luzes vermelhas manifesta uma operação em curso.

Felipe Russo, fotógrafo atípico, é biólogo que trabalha como pesquisador durante os anos 2000. Como auxiliar de pesquisa no Instituto de Biologia da USP, produz documentos fotográficos, além de separar e catalogar material coletado nas saídas de campo. Hábitos arraigados em sua sensibilidade: observar paciencioso fenômenos invisíveis aos olhos despreparados, classificar uma espécie a partir de semelhanças entre espécimes diferentes, entender um ecossistema como universo onde interagem meios biótico e abiótico.

Na sua construção estética se verificam as marcas indeléveis da formação científica do fotógrafo quando jovem. Ao invés do virtuosismo no uso de recursos de sua arte –enquadramento, iluminação etc. –, verifica-se uma calma busca do extraordinário e do estranho na reiteração do quase igual. Graças à coleção de “espécimes” que habitam aquela enorme câmera obscura, obtém uma garagem anônima, prototípica.

O robô automatizado que manipula automóveis – “a máquina que guarda máquinas”, na definição do autor – é registrado por câmera de grande formato, com negativos coloridos de 10 x 12 cm, de longa exposição. A excelente definição resultante permite grandes ampliações, onde se vê a estampa de fumaça de escapamento na parede, a marca de pneus no chão, a fuligem e a poeira grudadas nos objetos.

A Garagem Automática de Felipe Russo é um registro do tempo estendido, subjetivo, decalcado nos artefatos do homem.

Felipe Russo’s Box of Shadows
Abilio Guerra

The lens of the photographic camera both separates and unites two worlds: that of the observer and that of the object observed. In face of the nearly infinite multiplicity of animate and inanimate things, which in combination form the possible landscapes, the aesthetic gaze frames something that already exists, but which begins to exist in another way. Something like an inert rubber balloon that takes on an entirely new graceful aspect when inflated with air. Understanding the photographic image is a search for the breath of air that unites the two worlds.

A first look at the shots presented at the exhibition Garagem Automática [Automatic Garage] will see side walls of buildings with pockmarked surfaces revealing parts of their internal structures of concrete columns and beams, interspersed with bricks and cement blocks. Incomplete or dilapidated buildings without formal and technical virtues. And the dense and cold shadow of the empty spaces within them suggests a slaughter that swept away all the human life.

Our uneasiness compels us to take another look, now attentive to the details and traces, examining signs that reveal hidden meanings. The series allows us the comfort of gaining this knowledge while remaining outside the gelid world unveiled by the isolated photo. Artificial lights illuminate planes that emerge from the darkness; steel cables, chains, rollers and pulleys in a good state of repair suggest the monotonous movement of an elevator, the slow passing of an automobile, the stressful coming and going of the driver; a panel with red lights manifests an operation underway.

Felipe Russo, an atypical photographer, is a biologist who worked as a researcher during the 2000s. As a research assistant at the Biology Institute of USP, he produced photographic documents besides separating and cataloging material collected on field trips. In these activities he acquired habits that became  rooted in his sensibility: patiently observing phenomena which are invisible to unprepared eyes, classifying a species based on resemblances between different specimens, understanding an ecosystem as a universe where biotic and abiotic environments interact.

In his aesthetic construction we see the indelible marks of the scientific training the photographer underwent in his youth. Instead of the virtuosity of the use of the resources of his art – framing, lighting, etc. – we see a calm search for the extraordinary and for the strange in the reiteration of the nearly identical. Thanks to the collection of “specimens” that inhabit that enormous camera obscura, an anonymous, prototypical garage is obtained.

The automated robot that manipulates automobiles – “the machine that stores machines,” in the definition of the author – is recorded by a large-format camera, with 10 x 12 cm colored long-exposure negatives. The excellent definition resulting from this procedure allows for very large-format enlargements, where one sees the imprint of muffler smoke on the wall, the mark of tires on the floor, the grime and dust coating the objects.
Felipe Russo’s Garagem Automática is a record of an extended, subjective time which leaves its traces in the artifacts of man.


Evento: Garagem Automática 
Abertura: sábado, 9 de julho de 2016 das 11h às 14h 
Período expositivo: 9 de julho a 16 de outubro de 2016 

Local: Casa da Imagem 
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136B 
CEP: 01017-020 - Sé – São Paulo SP 
Telefone: 11 3106-5122 - Ramal 203/205  
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas 
Entrada gratuita