Coleção Massao Ohno

Coleção será colocada à disposição de interessados na história literária e das artes gráficas no Brasil

Por sugestão de amigos e admiradores de Massao Ohno, a Biblioteca Mário de Andrade assumiu a iniciativa de formar a coleção Massao Ohno, que será colocada à disposição, para consulta e pesquisa, de interessados na história literária e das artes gráficas no Brasil.

Dentre esses colaboradores, destaca-se, em especial, o crítico de arte José Armando Pereira da Silva, que trouxe à Biblioteca Mário de Andrade não apenas a proposta, mas também uma lista inicial de 500 títulos da editora. Outros colaboradores, nesta primeira fase do projeto, são Eunice Arruda, Cláudio Giordano e Ésio Macedo Ribeiro.

O núcleo básico da Coleção é composto pelas obras existentes na Biblioteca Mário de Andrade, que será enriquecido com doações de colaboradores – pessoas e instituições – e aquisições de outras obras.

William Okubo, Supervisor de Acervo da Biblioteca Mário de Andrade, coordenará as atividades referentes ao projeto. O apoio dos atuais colaboradores bem como de novos interessados é indispensável ao sucesso dessa iniciativa.

As primeiras ações já foram definidas:
1.    levantamento das obras editadas por Massao Ohno disponíveis na Biblioteca Mário de Andrade e bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura;
2.    contato com autores e colecionadores para que agreguem sua contribuição ao projeto;
3.    contato com a família de Massao Ohno sugerindo a transferência de obras e documentos eventualmente em seu poder para o acervo;
4.    elaboração de projeto de captação de recursos que possibilite:
a.    aquisição de obras no marcado de livros usados;
b.    catalogação eletrônica de toda a coleção;
c.    digitalização de capas e de material considerado especial ou de difícil acesso;
d.    dar visibilidade à Coleção, por meio de exposição das obras na Biblioteca Mário de Andrade e encontros que possibilitem a discussão de seus aspectos literários e artísticos;
e.    estimular a pesquisa na Coleção

No dia 20 de setembro de 2010, amigos e colaboradores de Massao Oho se reuniram na Biblioteca Mário de Andrade, para uma homenagem ao editore lançamento “oficial” da Coleção, com as primeiras doações de Claudio Willer,Clóvis Besnos, Claudio Giordano, Celso Alencar e José Armando Pereira da Silva.

Veja o depoimento de Massao Ohno