Judeus em São Paulo

Data: 26/03/2011 - Horário: 16h00-18h00

Palestrantes:

Maria Luiza Tucci Carneiro
Graduada em História e pós-graduada em História Social pela Universidade de São Paulo,onde é docente. Desenvolve pesquisas sobre a questão dos direitos humanos, intolerância, antissemitismo, etnicidade, escravidão, censura, nazismo e imigração judaica no Brasil. É autora dos livros: Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall, em coautoria com Celso Lafer (Ateliê), O Veneno da Serpente: reflexões sobre o antissemitismo no Brasil (Perspectiva), Crime conta a humanidade (Ática), Cidadão do mundo (Perspectiva), dentre outros.

Berta Waldman
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, é professora titular de Literatura Hebraica e Judaica da universidade.  Sua produção literária inclui livros, capítulos de livros, artigos e ensaios, com destaque para Entre Passos e Rastros: Presença Judaica na Literatura Brasileira Contemporânea e O Teatro Ídice em São Paulo.  Também atua como crítica literária e teatral, tendo publicado três obras sobre o tema:  Do Vampiro ao Cafajeste: uma leitura da obra de Dalton Trevisan, A Paixão Segundo Clarice Lispector e Nelson Rodrigues, Flor de Obsessão, em parceria com Carlos Vogt.  Entre outras atividades, presidiu a Comissão Científica do Congresso Internacional intitulado “Escrever a vida: novas abordagens de uma teoria da autobiografia” e organizou outras obras voltadas à literatura judaica, como por exemplo a Revista de Estudos Orientais.
 

Programação musical: Música judaica: Ashkenasi e Sefaradi

Não são muitos os que, fora da comunidade, conhecem as características culturais que diferenciam os judeus ashkenasim (centro e leste da Europa) dos judeus sefaradim (Península ibérica e norte da África). Ambas as culturas estão presentes na comunidade judaica de São Paulo e se manifestam, inclusive, através de sua música - tanto sacra como profana - utilizando, em seus cantos, escalas e modos próprios. O programa apresenta obras corais de inspiração erudita e tradicional, acompanhadas por instrumentos e comentários sobre as influências ibéricas e europeias. Com a presença de um hazan (cantor litúrgico solista) a apresentação inclui músicas tradicionais, tais como: Oyfn Pripetchin, Tumbalalaika, Ídiche Mame, En la Mra, Noches Noches, Los Bilbilicos e Abraham Avinu.

Intérpretes:
Coral Shir Ha-shirim da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo
Sylvia Lohn – narradora
David Kullock – hazan
León Halegua – direção musical e regência

Curadoria:
Anna Maria Kieffer