Húngaros em São Paulo

Data: 12/03/2011 - Horário: 16h00 – 18h00

Palestrantes:

Eva Piller
Nasceu em Budapeste, na Hungria. Depois da invasão soviética, refugiou-se com a família na Alemanha. Emigrou para o Brasil em 1949. Foi presidente da Associação das Entidades Húngaras de São Paulo, na Casa Húngara, e voluntária da Biblioteca da Casa Húngara. Organiza e promove eventos, recepções, bazares e festas da comunidade húngara em São Paulo.

Anna Verônica Mautner
Nascida na Hungria, é formada em Ciências Sociais com mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Foi professora na Universidade de São Paulo, no Instituto Sedes Sapientiae e na Fundação Getúlio Vargas. É autora, dentre outros livros, de A Cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar (ABPS e Cortez Editoria), e colabora em diversos jornais e revistas.


Programação musical: Karikaso: danças cantadas

O programa evidencia a dança e a música vocal húngaras, opondo diferentes tipos de emissão vocal: aqueles presentes nas aldeias e ainda praticados em São Paulo e os de forma mais erudita, demonstrada em obras recolhidas nessas aldeias por grandes musicólogos e compositores húngaros do século XX. Além da apresentação de danças cantadas pelo coro das adolescentes do Grupo Pántlika, tendo Pedro Marques como solista, a soprano Manuela Freua – que estudou sob a tutela da ilustríssima soprano húngara Eva Marton – interpretará, acompanhada de piano, canções dos compositores húngaros Bartók e Kodály. O Grupo Pántlika é dirigido pelo pesquisador e bailarino de origem húngaro-brasileira Pedro Marques, atual diretor da Casa Húngara, que concentra a maioria das manifestações culturais da comunidade em São Paulo.

Intérpretes:
Moças do Grupo Folclórico Pántlika
Pedro Marques - dança e percussão corporal
Gedeon Piller - doromb (berimbau de boca)
Manuela Freua - soprano
Dana Radu - piano

Curadoria:
Anna Maria Kieffer