Germânicos em São Paulo

Data: 26/02/2011 - Horário: 16h00-18h00

Palestrantes:

Willi Bolle
Nascido em Berlim, na Alemanha, é professor titular de Literatura na Universidade de São Paulo. Fez doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de Bochum, Alemanha, onde defendeu tese sobre a técnica narrativa de Guimarães Rosa. Para sua livre-docência em Literatura Alemã, na USP, pesquisou a obra de Walter Benjamin e a cultura da República de Weimar. Suas pesquisas tratam dos aspectos relativos à modernidade no Brasil e na Alemanha e da intersecção entre Literatura e História. Dentre suas obras, destacam-se: Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin (Edusp), e Grandesertão.br (Duas Cidades e 34). Foi, ainda, organizador da edição brasileira da obra Passagens de Walter Benjamin (UFMG).

Daniela Rothfuss
Nascida na Alemanha, reside no Brasil há 10 anos. É historiadora, com mestrado em História e Ciências Políticas pela Universidade de Tübingen, Alemanha. Coordena o Arquivo e a Biblioteca de Imigração Alemã do Instituto Martius-Staden e é responsável pelos projetos históricos ali conduzidos.


Programação musical: Ecos do Reno e do Danúbio

A imigração alemã, a mais antiga das imigrações oficiais no Brasil, contribuiu muitíssimo na formação musical da cidade, durante todo o século XIX e boa parte do XX, principalmente através de agremiações musicais e centros de estudo, tais como o Club Haydn, fundado em 1883, a Sociedade Filarmônica Lyra, a Sociedade Bach e a Escola Livre de Música Pró-Arte. Parte dessa história é retomada através de testemunhos e exemplos musicais, como a música de câmara, praticada pelo Club Haydn; a música barroca, introduzida em São Paulo principalmente pela Sociedade Bach; trechos de óperas, operetas e exemplos de haussmusik, como era chamada a música realizada em reuniões domésticas por instrumentistas e cantores, incluindo Lieder e a música tradicional harmonizada por grandes compositores do romantismo, interpretada por músicos, em sua maioria, com antepassados germânicos. A apresentação é formada por sonatas de Haendel e Schumann para trio de cordas, árias e canções de Mozart e Schubert, canções folclóricas alemãs harmonizadas por Brahms, canções tradicionais internacionais harmonizadas para vozes e trio de cordas por Beethoven e trechos de operetas de Lehár e Strauss II.

Intérpretes:
Trio Kaiser-Miller-Bock
Andrea Kaiser – soprano
Gretchen Miller – violoncelo
Vana Bock – violoncelo
Trio MiRiMa
Uwe Kleber – violino
Gretchen Miller – violoncelo
Maria Elisa Risarto – piano
Cantores:
Andrea Kaiser - soprano
Walter Weiszflog – barítono

Curadoria:
Anna Maria Kieffer