Espanhóis em São Paulo

Data: 02/04/2011 - Horário: 16h00 - 18h00

Palestrantes:

José Carlos Vilardaga
Paulistano e filho de espanhol, imigrado nos anos de 1950. Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), fez seu mestrado e doutorado pela mesma instituição. Estuda os impérios coloniais ibéricos na Idade Moderna e os fluxos, trânsitos e circulações possíveis nos espaços imperiais. No doutorado, trabalhou com a presença de castelhanos na vila de São Paulo durante os séculos XVI e XVII. Autor do livro "Lastros de Viagem: Expectativas, descobertas e projeções portuguesas no Índico (1498-1552)" (Annablume, 2010), atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Elena Pájaro Peres
Com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, desenvolve estudos particularmente nos seguintes temas: pós Segunda Guerra, imigração, sobretudo espanhola, cultura popular, oralidade, escrita e literatura. É autora do livro A Inexistência da Terra Firme: a imigração galega em São Paulo, 1946-1964, publicado pela EDUSP / FAPESP / IMESP, em 2003.


Programação musical: Recuerdos, lembranzas, lembranças

O título do programa remete a algumas das diferentes línguas faladas pelos imigrantes que aqui chegaram, vindos de diferentes regiões da Espanha. Peças tradicionais dessas regiões, recolhidas e harmonizadas por importantes pesquisadores e compositores contemporâneos da imigração espanhola, testemunham essas diferenças culturais e linguísticas, incluindo obras de Granados, Pedrell, De Falla e Obradors.

A apresentação de Gisela Nogueira é uma homenagem à violonista Josephina Robledo, discípula de Tárrega, considerada a introdutora do estudo do violão clássico no Brasil, que chegou ao Brasil em 1916 e fixou residência em São Paulo em 1920. Sua presença é revivida pelas obras de seu mestre.

O espírito festivo da comunidade é representado por peças tradicionais populares interpretadas por um conjunto de gaitas-de-fole galegas de 12 músicos que tocam, também, tambores, bumbos, conchas e pandeiretas.

Intérpretes:
Grupo folclórico galego ”Lembranza y Agarimo”
María Fe Varela Vásquez -  Direção

Flávio Costa – barítono
Ricardo Ballestero - piano
Gisela Nogueira – violão

Curadoria:
Anna Maria Kieffer