Árabes em São Paulo

Data: 29/01/2011 - Horário: 16h00-18h00

Palestrantes:

Soraya Smaili
Diretora Cultural e Científica do Instituto de Cultura Árabe, é responsável pelas diversas atividades nele promovidas. É, também, curadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema e estudiosa da influência da cultura árabe no Ocidente. É farmacêutica e bioquímica formada pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo.

Oswaldo Truzzi
Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Engenharia de Produção. É estudioso da área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Migrações, das Organizações e do Trabalho. Publicou artigos sobre as famílias árabes muçulmanas em São Paulo e a presença árabe na América do Sul. É autor de Patrícios: sírios e libaneses em São Paulo, em que discute os aspectos e os dilemas de identidade que enfrentaram os sírios e libaneses em São Paulo, bem como as estratégias de mobilidade social e econômica.


Programação musical: Guerreiros: os mouros e a tradição musical do Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no início do século XVI, vieram fortemente arabizados, em razão da longa presença árabe na Península Ibérica. Vestígios dessa presença em nossa cultura se observam, ainda hoje, principalmente na música tradicional do nordeste. O presente programa promove o reencontro dessas culturas no que elas têm em comum, por meio da pesquisa e interpretação de Sami Bordokan e seu grupo, fortemente atuantes na comunidade árabe paulistana, com peças de música clássica árabe, e do cantador e pesquisador alagoano Eliezer Teixeira que desenvolve, com o Grupo Trivolim, em São Paulo, um importante trabalho em torno do guerreiro alagoano, tradição que recupera, em música e dança, as guerras entre mouros e cristãos.

Intérpretes:
Grupo Sami Bordokan
Sami Bordokan - alaúde e canto árabe
Cláudio Kairouz - kanoun
William Bordokan - derbaki ,bandir e daff

Trivolim Companhia de Expressões Populares
Eliezer Teixeira e Marli Damasceno - direção
Eliezer Teixeira - cantador

Curadoria e participação:
Anna Maria Kieffer