Africanos em São Paulo

Data: 07/05/2011 - Horário: 16h00 - 19h00

Palestrantes:

Maria Lúcia Montes
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Sociologia - University of Essex (1973) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia das Religiões, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Arte e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: construção cultural do espaço urbano, cultura popular, religiões no Brasil, cultura afro-brasileira, patrimônio imaterial, cultura, memória e identidade, arte e história.

Salloma Salomão
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado (2000) e doutorado (2005) em História pela mesma instituição e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem experiência em pesquisa e ensino na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas culturais negras nos séculos XIX e XX, identidades étnicas, movimentos negros urbanos. Atua como consultor em projetos de formação continuada de professores para instituições públicas e privadas em temáticas voltadas para: Relações étnico-raciais, História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira.


Programação musical: Comboio Atlântico

Desde o século XVI aportam em terras brasileiras africanos das mais variadas procedências. São Paulo, por sua condição, também é feita de cadinhos de áfricas. Antes eram raros os expatriados do tráfico triangular, porém em função do tráfico interno, ao fim do século XIX eram milhões. Atualmente cruzam o Atlântico em vários sentidos: alguns afluem à metrópole intercâmbios culturais, comerciais e acadêmicos, outros em busca de melhores dias. Esses trânsitos ganham várias dimensões, mas as artísticas é que revigoram e dinamizam os laços com a África mãe. Comboio Atlântico é um diálogo performático entre músicos e dançarinos africanos e brasileiros de origem africana ou não.

Intérpretes:
Salloma Salomão direção, voz e flauta.
Fily Kanoutê – voz, violão e percussão.
Carlinhos Antunes – kora, ngoni, violão.
Dinho Nogueira – arranjos, violão, viola e urucungo.
Carlos Caçapava – percussão
Bob de Souza – contrabaixo e bolombato.
Daniel Alves – percussão
Luli Ramos – coreografia e dança.
Kolela Kabengele – coreografia e dança.

Curadoria:
Anna Maria Kieffer