Poloneses em São Paulo

Data: 09/04/2011 - Horário: 16h00-18h00

Palestrantes:

Edith Gross Hojda
Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, apresentou tese de mestrado intitulada Imigração dos judeus poloneses de São Paulo e obteve o título de Doutora em Letras pela mesma Universidade. É pesquisadora de diversos temas relativos à imigração judaico-polonesa. Foi docente nas áreas de Antropologia e Sociologia e ministra palestras sobre a imigração polonesa.

Krystyna Kasperowicz
Nascida na Polônia, formou-se em piano pelo Conservatório Hebraico-Brasileiro Renascença. Iniciou-se como professora de Técnica Vocal no Conservatório Souza Lima. É regente e preparadora vocal do Coral Polonês do Estado de São Paulo.


Programação musical: Gritos das Montanhas

A comunidade polonesa em São Paulo mantém suas tradições vivas graças à dedicação da Família Szot, cujos membros continuaram o trabalho iniciado por seu patriarca Kazimierz Szot, fundador do grupo de canto, coral e danças folclóricas Wiosna, há 30 anos. Os irmãos Janina, Jan, Luciano, Paulo e Maria Lúcia, assim como alguns de seus filhos, netos e o genro de Maria Lúcia, Tarik, dedicam-se à música e à dança, como professores, regentes, bailarinos, cantores e instrumentistas. Alguns deles foram à Polônia para um período de estudos em etnografia, canto e dança. O programa Gritos das Montanhas, concebido a partir da peça tradicional homônima que aborda a comunicação entre um vilarejo e outro, simboliza a possibilidade de comunicação entre pessoas de diferentes locais e culturas, ao integrar música tradicional, dança folclórica e canções de câmara.

Intérpretes:
Maria Lúcia Szot Golebski - soprano e arranjos
Janina Szot de Castro Rocha - meio-soprano, flautas
Jan Szot - baixo-barítono, flautas e arranjos
Tarik Dib - piano
Daniela Szot Golebski Dib e Mariléia Alves Dias Szot - bailarinas e coreógrafas
Luciano Szot – apresentador

Curadoria:
Anna Maria Kieffer