Lançamento "A Biblioteca de Foucault"

Livro de Cristian Brayner

É Realizações Editora lança A Biblioteca de Foucault – Reflexões sobre ética, poder e informação, de Cristian Brayner, com evento na Biblioteca Mário de Andrade

Ex-diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura – além de intelectual de vastíssima formação –, o autor faz provocações sobre o papel social dos bibliotecários como mediadores do saber.

Sobre o livro: A Biblioteca de Foucault já nasce como uma obra de referência, título indispensável para um novo entendimento da Biblioteconomia no Brasil. A imagem da biblioteca como lugar de silêncio, pontualidade e quietude pode parecer inquestionável, quase autoevidente. Mas, como foi demonstrado por Michel Foucault, toda atividade que faça a mediação entre saberes e sujeitos guarda atrás de si um sistema de relações de poder responsável por determinar a sua dinâmica. A Biblioteca de Foucault escancara as ambições de controle que animam parte da biblioteconomia tradicional: estabelecer quais livros merecem constar do cânone, que leitores podem ter acesso a eles, como as obras precisam ser lidas. Mas a revelação desse sistema não é em nada alarmista. Conhecer o dinamismo que subjaz à prática biblioteconômica implica, antes, assumir o compromisso ético-estético-político de tornar as bibliotecas espaços acessíveis, inclusivos, acolhedores, pluralistas, construtivos. Daí o livro constituir-se de “reflexões sobre ética, poder e informação” ou, mais concretamente, de 22 crônicas-manifestos que a um só tempo radiografam a condição da leitura e dos livros no Brasil atual e propõem medidas para enriquecer a produção e a disseminação de informação no país. A autoria de tais provocações é do bibliotecário Cristian Brayner, mestre em Biblioteconomia, doutor em Literatura, pós-doutorado em História e ex-diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.

Cristian Brayner acredita no poder da leitura tradicional de libertar dos preconceitos. Ele reitera aquele clamor de Edson Nery da Fonseca – um dos fundadores da biblioteconomia no Brasil – para que houvesse “bibliotecários pós-graduados”, isto é, bem instruídos e de aguçada consciência crítica. Além de estar ele próprio entre os profissionais desse tipo (o que se reflete na erudição e beleza de sua prosa), Cristian atenta às implicações desse ideal: conclama por seu turno que os profissionais da informação se encarem como praticantes de uma vocação, mais que de um ofício. Vocação, diga-se de passagem, nem um pouco trivial: trata-se de mediar a sociedade e o conhecimento considerado canônico. O uso eticamente adequado desse poder consistirá em diversificar tanto um polo como o outro, e em tornar as bibliotecas algo mais do que locais de consumo e adestramento: fazê-las locais de encontro, descobertas, invenção. Locais que enriqueçam a formação dos sujeitos que compõem a democracia, num movimento inverso ao da burocracia, cuja natureza é bloquear o avanço democrático. Em plena era da informação, não é exagero dizer que o direito ao uso das bibliotecas integra o direito à cidadania; por outro lado, as bibliotecas não podem ignorar que só haverá a demanda por seu uso se elas se mostrarem acolhedoras. Como todas as instituições da sociedade, cada biblioteca é relevante, mas nenhuma é em si indispensável: necessita sempre criar e demonstrar o seu valor. A leitura d’A Biblioteca de Foucault é o início ideal para todos os profissionais empenhados em responder a esse desafio.

O bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafos, acontecerá no dia 16 de agosto, a partir das 19h, na Biblioteca Mário de Andrade – uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país, localizada no centro da cidade de São Paulo.

Sobre o autor: Cristian Brayner é graduado em Filosofia, Biblioteconomia, Tradução, Direito e Letras (Língua e Literatura Francesas). Venceu, com sua dissertação de mestrado em Ciência da Informação, o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008). Ganhou o Prêmio Casa de las Américas com a obra Devotos e Devassos: representação dos padres e beatas na literatura anticlerical brasileira (Edusp, 2014), fruto de seu doutorado em literatura e práticas sociais. Foi bibliotecário do Superior Tribunal de Justiça e diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Atualmente é bibliotecário da Câmara dos Deputados. Dedica-se ao estudo das políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Evento de lançamento do livro A Biblioteca de Foucault – Reflexões sobre ética, poder e informação, de Cristian Brayner: bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafos.

Quando: 16/08, às 19h

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Saguão

Entrada franca