Curso Cinema e Literatura: o duelo entre imagens e palavras

Boa parte dos filmes que assistimos é baseada em livros, mas nem sempre os filmes são fiéis. Porque isso ocorre? Essa é a questão que vai permear as três aulas que compõem este curso, ministrado pelo crítico de cinema Marcelo Lyra. Tudo porque muitas vezes é necessário ser infiel à descrição do livro para poder ser fiel à ideia ou à intenção do autor.

No caso de livros famosos, como a série “Harry Potter” ou “O Senhor dos Anéis”, há quase uma obrigatoriedade em ser fiel: “Se eu não fosse fiel ao livro, o público me mataria!”, declarou o diretor Chris Columbus na época do lançamento do filme “Harry Potter e a Câmara Secreta”. Mas mesmo com a obrigação de ser fiel, há várias infidelidades nesse filme, geralmente por questões visuais, como na cena em que o Basilisco persegue Harry por túneis subterrâneos.

Em outros casos, como no clássico “Janela Indiscreta”, obra prima do diretor Alfred Hitchcock, a infidelidade é quase total, já que, para começar, no livro de Cornell Woolrich não há personagens femininos. No entanto, Hitchcock conseguiu transformar um livro mediano e quase sem interesse num dos filmes mais importantes da história do cinema: adaptações importantes, como “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola e Mario Puzo, “Os Bons Companheiros”, de Martin Scorsese e Nicholas Pileggi e outras serão discutidas dentro do mesmo enfoque.

Afinal, se é verdade que uma imagem vale mais que mil palavras, também é fato que seria difícil transformar esta frase em uma imagem.

Marcelo Lyra: formado em jornalismo pela PUC-SP, Marcelo Lyra cursou as disciplinas de roteiro, montagem, crítica de cinema e de história da crítica, na Escola de Comunicação e Artes da USP. Atua na área de cinema desde 1999. Foi crítico de cinema do jornal O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, além de ministrar cursos de história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Itaú de Cinema e Cinesesc. É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”.

Datas do curso: 12, 19 e 26/06

Inscrições encerradas