Paisagem Sonora paulistana no início do século XX

A cidade de São Paulo viveu no início do século XX um período de grandes transformações.

Para a cidade convergiram neste momento uma variedade imensa de práticas e experiências culturais de múltiplas origens, apresentando um cenário repleto de nuances, alternativas e possibilidades. Acompanhando o ritmo geral das mudanças sociais e culturais, a cidade passou a produzir e difundir uma série incrível de sons, sonoridades e músicas de características variadas.

Este curso pretende justamente identificar e discutir alguns aspectos desta rica história cultural dos sons da cidade São Paulo. Nesta paisagem sonora interessa observar em primeiro lugar as experiências e práticas que antecederam o aparecimento dos meios de comunicação elétricos-eletrônicos de produção e divulgação, e os sons das ruas. Ocorre que todas elas sofreram, a partir das décadas de 1920-30, o impacto modernizador da fonografia e da radiofonia, que estabeleceram uma trajetória muito própria na cidade.

Todo esse conjunto construiu uma paisagem sonora específica nas primeiras décadas do século XX que foi determinante na formação de uma cultura paulistana.

Professor José Geraldo Vinci de Moraes: Livre-Docente do departamento de História da USP, com pós-doutorado na Université Paris-Ouest Nanterre e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. É autor de Sonoridades Paulistanas (Funarte, 1997), Metrópole em sinfonia (Estação Liberdade, 2000), Conversas com historiadores brasileiros (Ed 34, 2002), Arranjos e timbres da música em São Paulo, In História da cidade de São Paulo (E. Paz e Terra, 2004), História e música no Brasil, (Alameda, 2010) e Michel de Certeau: pensador das diferenças. In Memória, história e escolarização (Ed Vozes, 2011).

 

Quando: 07, 14 e 21/06, às 19h

Local: Auditório- 1º andar