Arte contemporânea brasileira a partir do acervo da BMA

A Mário apresenta um ciclo de palestras sobre História da Arte que discutirá temas escolhidos a partir de prospecções no acervo da Biblioteca Mário de Andrade.

Os encontros pretendem apresentar a poética de importantes artistas atuantes no cenário contemporâneo brasileiro, enfatizando a relação essencial dessas produções com o impacto das chamadas mídias técnicas, notadamente a fotografia, o cinema e o vídeo.

Rafael Vogt Maia Rosa (São Paulo SP, 1974): é pós-doutorando no Departamento de Artes Plásticas da USP. Foi, por duas vezes, pesquisador convidado na Yale University (EUA), em 2010/11 e 2013/15. Graduado em Linguística, mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Desde 2001, ministra palestras sobre arte e cultura contemporânea, em instituições como MAM.SP, Pinacoteca do Estado de SP, Instituto Tomie Ohtake, SESC.SP, entre outros, nas quais busca relacionar as linguagens artísticas tradicionais e investigar relações entre arte e vida no contexto brasileiro das décadas de 1960 e 1970 e suas ressonâncias na atualidade. Foi professor de teoria no bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, trabalhou na Fundação Bienal de São Paulo e no jornal Folha de S. Paulo. Integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT de Antunes Filho. Apresentou a performance “The False Beginners” no Movement Research em Nova York (2014). Curou as exposições “Retratos”, na Galeria Millan; "A Zona: Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende" e "O espaço onomatopáico”, sobre Marcello Nitsche, ambas no Centro Universitário Mariantonia; H.O.N.Y Heliotapes na Casa das Rosas, sobre diálogo entre Helio Oiticica e Haroldo de Campos, entre outras. Foi mentor no Yale Playwrights Festival, em 2011. Publicou entrevistas com artistas, escritores e críticos como Nelson Leirner, José Resende, Tunga, Ronald Golias, Alan Pauls, K.J. Holmes, Robert Storr, entre outros, e é autor de textos como “Bela Triste Natureza: Janaina Tschäpe” (Revista Jacarandá, 2015), Ilhas de Fato e Ficção (Cosac Naify, 2013), “Até onde se pode ir muito longe?” (Ars, 2007) e da peça “Banhistas” (SESC, 2005), entre outros.
 

Quando: 21/07, às 15h

Tema do próximo encontro: Tunga, Delivered in voices (2015)

A distribuição dos ingressos ocorrerá 1h antes do evento