Especial Clarice Lispector

No mês de dezembro a BMA recebe um especial em homenagem à escritora Clarice Lispector. Teremos filme, teatro e palestra!

Cinemário

O filme selecionado para a próxima sessão do Cinemário é A hora da estrela (1985) dirigido po Suzana Amaral e adaptação do livro da autora Clarice Lispector. Macabéa é uma migrante nordestina semi-analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Urso de Ouro no Festival de Berlim para a atriz Marcelia Cartaxo.

Quando: 06 de dezembro (quarta-feira) às 19h.
Local: Auditório


A entrada é gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos 1 hora antes do filme.

Venham assistir!

Outra hora da estrela com Jussara Silveira, Celso Sim e banda

Espetáculo em memória dos 40 Anos da Morte de Clarice Lispector e quarenta anos da publicação de “A hora da estrela"

O roteiro do professor de literatura e poeta carioca Eucanaã Ferraz” elabora um recorte criterioso no corpus da obra de Lispector e agrega a interpretação ao vivo do melhor cancioneiro popular brasileiro dos últimos cinquenta anos.

As composições escolhidas por Ferraz ecoam as próprias bases da literatura de Clarice Lispector e da novela “A Hora da Estrela”, a gerar forma espiral na qual o universo poético da MPB remete à prosa da autora brasileira e vice-versa.

O espetáculo encontra na perfeita afinação e na dramaticidade interpretativa de Jussara Silveira, em seu gestual contido e ao mesmo tempo intenso, a exata expressão da personagem Macabéa de “A Hora da Estrela”. A presença do ator-narrador em palco funciona como contraponto, a remeter ao trabalho solitário do escritor e à sua fisicalidade confinada.


Ficha técnica:
“Outra Hora da Estrela”.
Direção e roteiro: Eucanaã Ferraz, sobre a novela “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.
Intérprete: Jussara Silveira.
Narrador: Celso Sim com Muri Costa (violão), Sacha Amback (piano) e Marcelo Costa (percussão).
Produção: Circus Produções.
Duração: 90 minutos.

Quando: 07, 08 e 09 de dezembro, às 19h

Local: Auditório, 1º andar

Sugerido a maiores de 14 anos.
Entrada Gratuita
Retirada dos ingressos com 1h de antecedência

Palestra sobre Clarice Lispector por Gutemberg Medeiros

Palestra “Clarice Lispector ao rés do chão: fusão de literatura e jornalismo, por Gutemberg Medeiros

Clarice Lispector faleceu há 40 anos no Rio de Janeiro. O pesquisador Gutemberg Medeiros vai expor elementos de vida e obra da escritora a partir das obras “A hora da estrela”, “De corpo Inteiro” e “A descoberta do mundo” demonstrando dessa maneira que a escritora desfez barreiras entre jornalismo e literatura.

Na prosa "A hora da estrela” esta miscigenação de gêneros é evidente, a exemplo da observação direta e reelaboração artística da realidade de imigrantes nordestinos no Rio de Janeiro, sinalizando como a sua atividade de cronista e repórter foi uma espécie de laboratório para a sua prosa, a exemplo do que ocorreu com o russo Fiódor Dostoiévski, entre outros escritores e jornalistas.

Gutemberg Araújo de Medeiros é jornalista, mestre e doutor pela ECA/USP e cursa pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP sob a supervisão da Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Editoração e Teoria e Ética do Jornalismo, atuando nos temas de memória e cultura, história da editoração e do jornalismo brasileiro e a interação do jornalismo com outros campos de conhecimento ou atuação. O seu campo de pesquisa tem foco na produção de crônicas ou metajornalismo de escritores e jornalistas como Dostoiévski, Tchekhov, Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Olavo Bilac, Clarice Lispector, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Hilda Hilst entre outros.

Quando: Sábado, 9 de dezembro às 16:00

Local: auditório, 1º andar