Programação Cultural - Biblioteca Mário de Andrade - Maio/2015

Teatro na Mário – Especial LUME
teatro
Dias: 4, 11 e 18, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Criado em 11 de março de 1985 pelo pesquisador Luís Otávio Burnier em parceria com o ator Carlos Simioni, o LUME Teatro, núcleo de pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, tornou-se referência mundial em pesquisas na arte do ator.
Ao longo de trinta anos, tornou-se conhecido em mais de 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de vinte espetáculos e mantém quatorze em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não convencionais. Com sede em Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes que celebram o teatro como a arte do encontro.
No mês de maio, o grupo vem a São Paulo para o projeto “Teatro na Mário”. Serão apresentadas duas peças de seu repertório e uma demonstração técnica com o ator fundador do LUME, Carlos Simioni.

Dia 4: O não lugar de Ágada Tchainik
Criado e dirigido pela canadense Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre em Toronto, o espetáculo convida o público a seguir os caminhos da vida de Ádaga Tchainik, personagem de personalidade compulsiva, errante e confusa que, passeando por assuntos tão diversos quanto lavar pratos ou questões diplomáticas, tenta sobreviver aos dramas de sua alma.

Ficha técnica:
Elenco e Direção: Sue Morrison
Texto: Naomi Silman e Sue Morrison

Dia 11: Prisão para a Liberdade
Prisão para a Liberdade apresenta as pesquisas feitas por Carlos Simioni ao longo de um percurso de 26 anos. Iniciando pelo treinamento físico cotidiano, Simioni demonstra também a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço, o treinamento vocal do ator, a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas e diversas outras questões que envolvem seu trabalho, como a prisão em que a técnica pode colocar o ator e os modos pelos quais ela pode ser usada como plataforma para a sua transcendência.
Após a demonstração, o ator responderá questões do público.

Dia 18: Cnossos
Inspirado pela literatura de autores como Borges, Kafka e Mario Quintana, Cnossos apresenta um mergulho dentro da mitologia pessoal de um homem que percorre um labirinto. Deparando-se com imagens, pessoas esquecidas e pálidas sensações que emergem ao longo do caminho, sua busca por uma saída cria um poema perturbador sobre a solidão, os sonhos e os pesadelos que povoam nossa alma.

Ficha técnica:
Elenco: Ricardo Puccetti
Direção: Luís Otávio Burnier
Texto: Ricardo Puccetti e Luís Otávio Burnier


Teatro Brasileiro do séc. XIX “Comédia de Costumes”
teatro
Dia: 6, terça-feira, às 10h
Dia: 13,  terça-feira, às 14h
Local: Auditório

O projeto “Comédias de Costumes na Biblioteca Mário de Andrade” tem o intuito de apresentar obras de alguns dos maiores comediógrafos brasileiros do século XIX a uma nova geração de espectadores e a todo o público em geral. Em 2015, ano de bicentenário de seu nascimento, o autor escolhido foi Martins Pena, considerado o consolidador do teatro no Brasil por suas comédias de costumes.
A primeira peça a ser encenada é Antes solteira que mal casada, composta por um repertório de diversificadas cenas de comédia curtas em que mulheres apresentam suas estratégias para conseguir um casamento. A partir desse tema, Martins Pena expõe valores sociais do final do século XIX.

Duo En Cuerdas
show
Dia: 5, terça-feira, às 20h
Local: Auditório

Formado pela suíça Cornelia Leuthold (Violoncelo) e pelo mexicano David Talamante (Violão) em 2009 nos EUA, o Duo En Cuerdas vem construindo desde então uma carreira de sucesso internacional, apresentando obras de Piazzola, Radames Gnattali, Pixinguinha, Manuel de Falla e Egberto Gismonti em palcos de prestígio, como o ONO e o Museum of Art, ambos em Berna, na Suíça (país em que o grupo está sediado desde 2012), o Bourbaki Theater, em Lucerna, e o Obere Mühle, em Dübendorf.
A presentação que a BMA receberá neste mês de maio fará parte da turnê do grupo pelo Brasil, que passará também pelas cidades de Brasília e Rio de Janeiro. O programa apresentado será bem diverso, incluindo desde a transcrição de uma composição tradicional japonesa, até peças originais para violoncelo e violão de Gabon e Levant, tangos argentinos e uma obra de Villa-Lobos inspirada por Bach.

Imagens do Brasil Profundo
Em 2014, a BMA iniciou o projeto Imagens do Brasil Profundo com o objetivo de trazer à tona um país mais interior. Nessa primeira fase, foram convidados grandes violeiros para falar sobre as ligações de sua música com a cultura caipira. Em 2015, o programa se ampliou, abrangendo agora outros aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, que serão desvendados em diferentes formatos: shows, bate-papos, debates e palestras.

Dia: 16, sábado, às 11h - Paulo Freire – Espetáculo “Medo Pequeno”
Local: Deck

No show “Medo Pequeno”, o violeiro Paulo Freire trata dos medos que povoam o mundo das crianças. Entremeando os causos por canções populares tocadas na viola, o artista convida a meninada a participar da apresentação dando sugestões nas narrativas e cantando músicas da tradição oral brasileira.

Dia: 20, quarta-feira, às 20h - Kátya Teixeira – show
Local: Auditório

Pesquisadora da cultura popular e tradição oral, a cantora e compositora Kátya Teixeira desenvolve um trabalho no qual ela mescla as sonoridades vindas da música brasileira com canções populares de diversas partes do mundo.

Escambo literário
feira literária
Dias: 7, 14, 21 e 28, quinta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Deck

A Biblioteca Mário de Andrade integrará um dos pontos do “Escambo Literário”, projeto feito em parceria com a SP Escola de Teatro e que consiste na troca de livros entre os participantes.
O encontro é aberto a todos os interessados e se estenderá até o final de 2015.

Abertura Exposição Bestiaire Fabuleux
exposição
Dia: 7, quinta-feira, às 19h
Local: Hemeroteca

De 7 a 30 de maio, a Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade apresenta a exposição Bestiaire Fabuleaux. Composta de dez gravuras representando criaturas surrealistas lado a lado com poemas gráficos, a mostra é uma rara oportunidade de conhecer o trabalho colaborativo de um grupo de artistas produzido em meados do século passado.
Os desenhos foram produzidos pelo gravurista Jean Lurçat (1892-1966, considerado um renovador da moderna arte da tapeçaria) sobre poemas assinados por Patrice de la Tour du Pin, posteriormente transformados em caligramas por Jules-Dominique Morniroli. Os originais foram passados à litografia por Vairel Edmond. Na abertura, será exibido também um catálogo raisonné de Jean Lurçat.

9x Mário
exposição e narração de histórias
Dia: 8, sexta-feira, às 19h30
Local: Saguão

Em comemoração aos 90 anos da BMA e 70 anos da morte de Mário de Andrade, faremos ao longo do ano uma série de pequenos encontros comemorativos. Dentro dessa programação está o 9x Mário, um encontro entre nove ilustradores e nove contadores de histórias que trabalharão em duplas em torno de contos do autor, explorando as possibilidades da literatura por meio das relações entre desenho e oralidade. Para o mês de maio, a ilustradora convidada, Estela Miazzi, fará uma ilustração numa das paredes da Biblioteca inspirada no conto “Caim, Caim e o resto”. No dia 8, será apresentado o trabalho final da artista em conjunto com a narração feita por André Gravatá.

Chorinho no Terraço
show
Dia: 9 e 23, sábado, às 15h
Local: Terraço

O Quinteto Pauliceia, composto por Gabriela Machado (flauta transversal), Ildo Silva (cavaquinho), Douglas Alonso (pandeiro), Fábio Leão (violoncelo) e Emiliano Castro (violão), apresenta-se quinzenalmente no Terraço da Biblioteca Mário de Andrade. Este ano, o grupo receberá participações especiais em seus shows.
Os convidados de maio serão o grupo O Lado B do Lua (formado pelo acordeonista Cleber Silveira e pelo clarinetista Jotagê Alves) no dia 9, e o violonista paulista Alessandro Penezzi (compositor, arranjador, professor e multi-instrumentista que já tocou com Yamandú Costa, Dominguinhos e Zimbo Trio, entre outros), no dia 23.

Clube de leitura
roda literária
Dia: 13, quarta-feira, às 19h
Local: 3º andar

Em parceria com a editora Companhia das Letras, a Biblioteca Mário de Andrade realiza mais um Clube de Leitura. O livro discutido no mês de maio será Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. O clube deste mês contará com a presença do autor. Aproveite também para retirar o livro, Retalhos, de Craig Thompson, selecionado para o Clube do mês de junho.

BMA Instrumental - André Mehmari
show
Dia: 22, sexta-feira, às 20h
Local: Auditório

Ao longo de seus 27 anos de carreira, o pianista, compositor e arranjador fluminense André Mehmari já lançou oito discos, gravou participações com músicos como o bandolinista Hamilton de Holanda e a cantora Ná Ozzetti, e teve composições próprias executadas por conjuntos como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Amazonas Filarmônica.

Esopo em dó maior
infantil
Dia: 23, sábado, às 11h
Local: Deck

Composto por Anselmo Mancini (piano e vocal), Rafal Amaral (guitarra elétrica, cavaco e vocal) e Markito Alonso (narração e ruídos), o projeto Esopo em dó maior foi criado em 2014 com a proposta de oferecer uma nova forma de criação artística infantil e infantojuvenil por meio da união das artes de compor e escrever. Nas apresentações, as crianças receberão giz de cera e papel com desenhos elaborados pelo grupo para que elas mesmas possam colorir e desenhar suas interpretações da composição apresentada. Neste segundo encontro aqui na BMA, o tema será As Raposas, do escritor grego Esopo.

Violoncelo no séc. XVIII
show
Dia: 26, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório

Dedicado à pesquisa e interpretação da produção musical dos séc. XVII e XVIII, o trio formado por Dimos Goudaroulis, Guilherme de Camargo e Alberto Kanji oferece ao amante de música erudita a  oportunidade de ouvir composições interpretadas em instrumentos de época, às vezes raros ou exóticos para os dias de hoje, como o violoncelo piccolo, o alaúde ou a guitarra barroca. O repertório apresentado incluiu desde compositores essenciais do período, como Bach e Vivaldi, até outros outrora famosos em sua época, como Jean Baptiste Barrière, Jean Pierre Duport e Luigi Boccherini.

Interse(c)ções: a literatura contemporânea
no Brasil e em Portugal
palestra
Dia: 28, quinta-feira, às 19h
Dia: 29, sexta-feira, a partir das 16h30

Evento ligado às comemorações da imigração portuguesa em São Paulo – festejado no dia 10 de junho – o projeto Interse(c)ções: a literatura contemporânea no Brasil e em Portugal tem como objetivo promover a discussões sobre a literatura contemporânea criada nos dois países, renovando o intercâmbio dessa produção e realimentando o principal legado cultural partilhado por ambos os países: a língua portuguesa.
A programação do evento na BMA oferecerá ao público interessado encontros entre autores portugueses e brasileiros que compartilharão experiências peculiares à realidade de cada país, além de promoverem a discutição sobre os atuais caminhos da literatura criada no Brasil e em Portugal.

Dia 28: Palestra de abertura

Dia: 29:
16h30 - Mesa com Noemi Jaffe e Afonso Cruz
18h30 - Mesa com Eucanaã Ferraz e Pedro Mexia
20h30 - Mesa com Matilde Campilho e Carlito Azevedo

Samba na varanda
show
Dia: 30, às 14h
Local: Terraço

O projeto Samba na Varanda foi um sucesso de público em 2014 e Adriana Moreira e o Cordão abriram definitivamente um novo espaço para a cena do samba em São Paulo. Em 2015, o projeto continua e a varanda da BMA receberá outros artistas. Na apresentação de maio, Adriana será anfitriã de Barão do Pandeiro, cantor e ritmista que já acompanhou grandes nomes da música popular brasileira, como Nelson Cavaquinho, Cartola, Clementina de Jesus, Zé Kéti e Paulo Vanzolini. Atualmente, o músico faz parceira com a cantora Cristina Buarque de Holanda.