Programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade - Novembro/2014

José Guadalupe Posada
exposição
Data: de 1º de novembro a 17 de dezembro
Local: Hemeroteca

Apesar de ser conhecido mundialmente por seus desenhos repletos de caveiras, a maior parte da produção do gravurista José Guadalupe Posada (1852-1913) refletiu uma série diversa de temas, tendo sido criada com um intuito bem mais prosaico: servir como ilustrações encomendadas para jornais e peças publicitárias. A exposição que a BMA recebe a partir deste mês irá expor 58 reproduções de seus trabalhos, oferecendo ao visitante uma visão mais ampla desse importante artista mexicano.

Feira Miolo(s)
feira literária
Dia: 1, sábado, das 10h às 18h
Local: Sala de Convivência, Saguão e Recepção da Rua Consolação

A Feira Miolo(s) é um espaço de editoras independentes criado com a ideia de democratizar o acesso a publicações fora do circuito comercial tradicional. Organizada pela BMA em parceira com a Lote 42, a festa acontece na biblioteca dia 1º de novembro.

Cidade Adeus
lançamento
Dia: 1, sábado, das 14h às 17h
Local: Terraço

Livro de estreia do poeta e jornalista paulista Fabio Riggi, Cidade Adeus trabalha a construção do sentido por meio de uma variedade de eus líricos, como personagens em um drama entrelaçando temas e fatos. A partir dos seus relatos, os habitantes, emigrantes e imigrantes dessa cidade irreal emanam a matéria-prima da fundação de um tempo e de um lugar que não existem. No geral, os poemas de Cidade Adeus compõem um quadro de reflexão com elementos anarquistas e existenciais sobre questões inerentes ao homem urbano e em constante movimento. O evento terá a participação da banda Barra Funda Fighters.

Drume, Negrita
teatro
Dia: 3, segunda-feira, às 19h30
Local: Auditório

A companhia de teatro espanhola Drume Teatro traz ao Brasil o espetáculo Drume, Negrita. Lourditas, a protagonista, é uma menina cubana cuja família se vê obrigada a se exilar nos Estados Unidos. Lá, ela cresce sonhando em ser uma grande estrela da Broadway, mas acabará mesmo indo parar na Espanha. Nesse trajeto, a personagem terá de se adaptar a novas culturas, sofrerá perdas e acabará chegando à conclusão de que, apesar de tudo, a vida pode ser brutalmente bela.

Ficha técnica:

Direção: Pablo Boutou
Dramaturgia: Pablo Boutou e Sofia Cruz
Atriz: Sofia Cruz
Iluminação: Carlos Barahona
Colaboração de movimento: Adán Coronado
Figurinos: Ana Montes

XII ENCun – Encontro Universitário de Compositores
mesa-redonda
Dias: 4, 5 e 6, das 9h às 18h
Local: Sala de Convivência

show
Dia: 4, das 13h às 21h
Dias: 5 e 6, das 13h às 15h
Local: Auditório

O ENCun (Encontro Nacional de Compositores) é um evento anual e itinerante que tem como intuito estimular a reflexão sobre a prática de música contemporânea e experimental entre artistas e interessados em geral nessa forma de arte. A sua 12ª edição (que acontece em diversos pontos da cidade entre 31 de outubro e 9 de novembro de 2014) trará todas as suas atividades para endereços fora da universidade. Essa escolha reflete o interesse em expandir o espaço de atuação das práticas musicais presentes no encontro, de modo a fazer com que essa produção circule por outros ambientes e torne-se acessível a um público mais amplo.

Leitores e Leituras
roda literária
Dia: 5, quarta-feira, às 18h
Local: Sala de Convivência

Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove todos os meses encontros literários na Sala de convivência da Circulante. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de relatar impressões e informações de seus próprios textos ou de obras publicadas. Os encontros ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.

Verdade e Infância Roubada
palestra e lançamento
Dia: 5, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório e Terraço

Durante os anos de ditadura militar (1964-1985), filhos de presos políticos foram sequestrados e escondidos em centros clandestinos de repressão política. Afastados de suas famílias ainda crianças, foram enquadrados como “elementos” subversivos pelos órgãos repressivos, sendo obrigados a morar com parentes distantes, a viver com nomes e sobrenomes falsos, impedidos de conviver, crescer e conhecer os verdadeiros nomes de seus pais.

Este lançamento é resultado da semana de audiências “Verdade e Infância Roubada”, realizada pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” entre 6 e 20 de maio de 2013, durante a qual foram ouvidos cerca de quarenta testemunhos desses exilados – adultos hoje na faixa dos 40 a 50 anos. O livro conta também com dezenas de fotografias da época. São imagens obtidas por meio de extensa pesquisa iconográfica em arquivos pessoais, familiares, internet e acervos públicos.

Abertura Paul Strand
exposição
Dia: 6, quinta-feira, às 19h
Local: Terraço

Juntamente com Alfred Stieglitz e Edward Weston, o americano Paul Strand (1890-1976) foi um dos artistas que ajudou a fotografia a se estabelecer como uma importante forma de arte no século XX. Este mês, a BMA recebe um conjunto de vinte fotogravuras que integram The Mexican Portfolio, edição originalmente publicada em tiragem de 250 exemplares em 1940, com trabalhos realizados pelo artista durante sua estadia no México.

Imagens do Brasil Profundo
bate-papo musical
Local: Auditório

Dedos de prosa e música de viola. Essa é a receita de Imagens do Brasil Profundo – Música Caipira, ciclo de bate-papos musicais que acontece na Biblioteca Mário de Andrade sob a batuta de Jair Marcatti, professor da Escola Paulista de Propaganda e Marketing (ESPM). Em vez de uma abordagem tradicional, Marcatti teve a ideia de convidar quatro violeiros que, além de exímios instrumentistas, têm em comum o trabalho de pesquisa e resgate da música caipira. Com cada um deles, Marcatti abordará aspectos do universo musical de raiz, com a vantagem dos exemplos serem pontuados no calor da prosa, ao vivo, pelo som da viola.

Passoca
Dia: 6, quinta-feira, às 19h30

João Paulo Amaral
Dia: 14, sexta-feira, às 19h30

Jaime Alem
Dia: 27, quinta-feira, às 19h30

Mocrea Especial -Doutores da Alegria
show
Dia: 7, sexta-feira, às 19h30
Local: Auditório

O Programa de Formação de Palhaços para Jovens da Escola dos Doutores da Alegria está comemorando seus 10 anos de existência com a apresentação MOCREA Especial. Palhaços profissionais formados pelo Programa apresentarão cenas que fazem parte de seus processos e pesquisas artísticas.

A Janela que Espera
lançamento
Dia: 8, sábado, às 11h
Local: Jardim

A atriz espanhola e brasileira Alexandra Plubins fará na BMA o lançamento de seu segundo livro infantil, A Janela que Espera. A obra conta a história de uma amizade improvável, mas não impossível, entre a senhorinha D. Chiquita e o menino Zinho. Seu primeiro livro, Peca Perereca, foi inspirado em sua filha caçula e teve apresentação feita pelo escritor e cartunista Ziraldo.

Centenário Abdias do Nascimento
palestra e filme

Um dos maiores defensores da cultura e dos direitos da população afrodescendente brasileira, Abdias do Nascimento (1914-2011) foi também ator, escritor e escultor. Exilado durante a ditadura, volta ao país em 1978, criando no mesmo ano o Movimento Negro Unificado. No início dos anos 1980, Abdias entra definitivamente para a vida política, primeiro como deputado federal, de 1983 a 1987, e depois, como senador da República, de 1997 a 1999, assumindo a vaga após a morte de Darcy Ribeiro. Em 2006, consegue a aprovação para a criação em São Paulo do dia oficial da consciência negra (comemorado no dia 20 de novembro). Este mês, a BMA vai sediar atividades em homenagem a esse importante nome da trajetória das lutas sociais no Brasil.

Dia: 08, sábado, das 14h às 17h
Dia: 26, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da BMA
 
Dia: 15, sábado, das 14h às 17h
Local: Teatro Studio Heleny Guariba
Praça Franklin Roosevelt, 184 – República

Dia: 22, sábado, das 15h às 20h
Local: Sede do Ilu Obá de Min
Alameda Eduardo Prado, 342 – Campos Elíseos

Dia: 26, quarta-feira, das 15h às 18h
Local: Ocupação São João
Av. São João, nº 588, República

Chorinho no terraço
show
Dia: 8 e 22, sábado, às 15h30
Local: Terraço

O Quinteto Pauliceia, composto por Gabriela Machado (flauta transversal), Ildo Silva (cavaquinho), Douglas Alonso (pandeiro), Emiliano de Castro (violão) e Fábio Leão (violoncelo, instrumento que dá ao conjunto uma formação bastante original), apresenta-se quinzenalmente no Terraço da Biblioteca Mário de Andrade.

Colóquio Internacional “Aleijadinho 200 anos”
palestra
Local: Auditório
Dia: 10, 11 e 12, a partir das 10h

Considerado pelo historiador George Bazin como “o Michelangelo brasileiro”, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é tido como o maior artista barroco na história do Brasil. Organizado pela curadora Guiomar Grammont no ano em que se comemoraria o segundo centenário de morte do artista, o Colóquio Internacional “Aleijadinho 200 anos” aproveita a efeméride para propor uma retomada das discussões sobre esse importante nome da arte brasileira. O evento, que acontece na BMA este mês, terá a participação de diversos especialistas em arte barroca, como João Adolfo Hansen (FFLCH-USP), Jorge Coli (Unicamp), Alexandre Mascarenhas (IFMG) e José de Monterroso Teixeira (Universidade Autônoma de Lisboa).

Clube de Leitura
roda literária
Dia: 12, quarta-feira, às 19h
Local: Sala de Convivência

Em parceria com a editora Companhia das Letras, a Biblioteca Mário de Andrade realiza mais um Clube de Leitura. Para o mês de novembro, selecionamos para essa conversa literária o romance Flores Artificiais, de Luiz Ruffato.

Francisco Araújo nas cordas do violão
show
Dia: 13, quinta-feira, às 19h30
Local: Auditório

Aluno de Guido Santórsola e H-J. Koellheutter, entre outros, o violonista, compositor e intérprete Francisco Araújo traz para a BMA o show de lançamento do CD Francisco Araújo nas Cordas do Violão. No programa, Araújo apresentará dez composições inéditas, incluindo uma de variações sobre um tema de Ernesto Nazareth.

Negra es la noche que llega
teatro
Dia: 17, segunda-feira, às 19h30
Local: Auditório

A peça é inspirada no manuscrito inacabado de Antonin Artaud Já não há mais firmamento. O texto, apesar de inacabado, contém todos os ingredientes do teatro da crueldade. Com o espetáculo, o objetivo da companhia espanhola Sphota!Teatro! é falar de um mundo absurdo, encarar que, talvez, a verdade seja essa ausência mesmo de sentido e, a partir daí, aceitar a encruzilhada que é a vida humana.

Atores: Manuela Morales, Fernando Gervasi e Laura Salido
Texto: Lola Fernández de Sevilla
Cenografia: Jacobo García
Direção: Bárbara Risso

Chorus Brasil - Circuito São Paulo de Cultura
show
Dia: 24, segunda-feira, às 19h30
Local: Auditório

Formado por Rafael Righini, Julio Barbosa, André Abreu, Rodrigo Bulgarelli e Will Sancar, o grupo vocal Chorus Brasil apresenta composições próprias, além de grandes sucessos da música pop internacional (Beatles, Elton John, George Michael, John Lennon etc.) e do melhor da música brasileira (Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Cazuza, Tim Maia, Roberto Carlos, entre outros) em arranjos variados que vão desde solos e duetos até a combinação completa das cinco vozes.

Conferência Torres García
palestra
Dia: 25, terça-feira, às 19h
Local: Auditório

Durante as longas estadias fora de seu país natal, o uruguaio Joaquín Torres García (1974-1949) teve contato com vários artistas de vanguarda, tais como Joan Miró, Jean Arp, Wassily Kandinsky, Fernand Léger, Antoni Gaudí, Le Corbusier e Piet Mondrian, experiência essa que seria traduzida pelo pintor em um estilo próprio, denominado “universalismo construtivo”. Dando início a um ciclo de colaborações mútuas, a BMA receberá Alejandro Diaz e Mariana Casares, diretores do Museu Torres García, e o artista plástico Federico Méndez, para uma palestra sobre essa figura importante da arte latino-americana na primeira metade do século XX.

Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade
lançamento
Dia: 27, quinta-feira, às 19h
Local: Terraço

Editado por James N. Green, Professor de História do Brasil na Brown University e especialista na história da homossexualidade no Brasil, e Renan H. Quinalha, advogado e assessor da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, o livro tem o objetivo de contribuir para uma análise interdisciplinar sobre a forma como eram tratadas as várias formas de sexualidade durante o período da ditadura no Brasil (1964-1985) e as influências desse processo no país até os dias de hoje. Dentre os autores que contribuíram para a coletânea estão: Benjamin Cowan, Jorge Câe Rodrigues, José Reinaldo de Lima Lopes, Luiz Gonzaga Morando Queiroz, Marisa Fernandes, Rafael Freitas, Rita de Cassia Colaço Rodrigues.

Meu Relicário – Jaime Alem
show de lançamento
Dia: 28, sexta-feira, às 19h30
Local: Auditório

Músico famoso pelos arranjos criados durante sua parceria de três décadas com a cantora Maria Bethânia, o maestro Jaime Alem trará para a BMA o show de lançamento de Meu Relicário, seu mais recente trabalho autoral. Composto por doze temas inéditos, o disco ainda terá um medley composto por inusitadas leituras dos clássicos “Baião” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e “Baião da Penha” (Davi Nasser / Guio de Moraes). O show contará com a presença dos músicos: Jaime Alem (violões, viola e voz), Nair Cândia (voz), João Carlos Coutinho (piano e acordeon), Claudio Alves (contrabaixo), Gretel Paganini (violoncelo) e Peginaldo Vargas (percurssão).

Samba na Varanda
show
Dia: 29, sábado, às 14h30
Local: Terraço

A cada mês, Adriana Moreira e o Cordão se apresentam no Terraço da BMA, sempre com um repertório diferente. O tema escolhido para este mês é “samba e resistências políticas”.

Ficha técnica:

Voz: Adriana Moreira
Violão e direção musical: Junior Pita
Cavaquinho: Lucas Arantes
Trombone: Allan Abbadia
Pandeiro: Roberto Amaral
Percussão geral: Rafael Toledo
Cuíca, Tamborim, Repique: Alfredo Castro
Surdo e atabaques: Raphael Moreira
Técnico de som: Pedro Romão
Curador: Geraldo Campos
Produção: André Albregaard


Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.
Entradas estão sujeitas à lotação.
Capacidade:
Auditório - 175 lugares
Sala de convivência - 30 lugares

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone:  11 3775-0002
e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
e-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br

Confira as programações anteriores